
A Knorr-Bremse, uma das maiores fabricantes de sistemas de freio para veículos pesados, acaba de comemorar os 10 anos de implantação da remanufatura no Brasil. Nesse período, mais de 250 mil peças foram remanufaturadas pela empresa, o que representou a recuperação de 700 toneladas de matérias primas, entre alumínio e ferro.

Essa é uma área que crescer 30% por ano na empresa, que consegue processar 3,5 mil peças remanufaturadas por mês. Com essa marca expressiva, a Knorr-Bremse pretende ampliar ainda mais a ofertas de produtos remanufaturados no mercado brasileiro, o que reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e ofertando produtos com preços mais acessíveis.
“Iniciamos recuperando compressores e ao longo dos anos, incluímos no processo os freios a disco, válvulas, acionamentos e servo embreagens. No primeiro semestre de 2015, a empresa passou a remanufaturar cilindros combinados (piggyback). Ainda este ano será lançado o caliper de freio a disco SN5 para aplicações de sete a dez toneladas em veículos comerciais, que também será mais uma excelente opção de peça remanufatura para o usuário”, conta Pedro Orlando, gerente de engenharia da Knorr-Bremse.
Jefferson Germano, gerente de aftermarket para o Brasil e América Latina da Knorr-Bremse, explica que durante todo o processo de remanufatura, os resíduos têm um descarte correto através de práticas em conformidade com as leis ambientais”, comentou.
A Knorr-Bremse firmou parceria com a ANRAP – Associação Nacional de Remanufaturadores de Autopeças – uma instituição sem fins lucrativos, fundada há vinte anos, que reúne dez dos principais fabricantes de autopeças da indústria automotiva. De acordo com a ANRAP, em 2014, o setor de produtos remanufaturados cresceu cerca de 15%. “Acreditamos na importância de um trabalho conjunto para disseminar o conceito e os benefícios dos produtos remanufaturados no mercado, tanto para uma manutenção mais segura dos veículos como para a preservação ambiental”, finalizou Jefferson.
Editado por Carol Vilanova

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.