VW Novo Fox é chega versão de seis marchas

A Volkswagen do Brasil apresentou o Novo Fox reestilizado levando em conta seu modelo esportivo Novo Golf, dá para ver a semelhança entre eles, considerando, claro, que falta muito para o compacto chegar aos pés do veículo alemão. Mas, o Novo Fox chegou mesmo para se diferenciar no seu segmento, com uma série de inovações tecnológicas, recursos de segurança e itens de conforto geralmente encontrados em veículos de categorias superiores.

oficinanews_Novo-Fox-Highline-(2)

As novas versões do Fox se apresentam com o Fox Trendline, que é versão de entrada do novo modelo com motor 1.0; o Fox Comfortline, com configuração intermediária e motor 1.6; o Fox BlueMotion 1.0; e o topo de linha Fox Highline 1.6.

Seu grande destaque é o câmbio manual de seis velocidades nas versões top de linha, combinado ao também novo motor 1.6l MSI, da família EA211, com quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro). Esse motor alcança a potência máxima de 120 cv a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol, e de 110 cv à mesma rotação, com gasolina.

Novo câmbio de seis marchas equipa versões top do Novo Fox
Novo câmbio de seis marchas equipa versões top do Novo Fox

O torque máximo é de 16,8 kgfm (165 Nm) com etanol e 15,8 kgfm (155 Nm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. O motor ainda conta com a tecnologia para garantir o sistema de partida a frio aquecida, que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina.

oficinanews_Novo-fox-Motor-1.6-16V-MSI-(2)

Além do novo motor, o novo Fox Highline traz a inédita transmissão manual de seis marchas, tornando-se o primeiro modelo Volkswagen produzido no Brasil com esse recurso, e exclusivo no segmento. Desenvolvida com base na caixa manual de cinco marchas MQ200-5F, a nova transmissão de seis marchas (MQ200-6F) traz novos eixos primários e secundários para receber o par adicional de engrenagens da sexta marcha. Por sua vez, foi necessário desenvolver um projeto específico para o sincronizador da quinta e da sexta marchas.

O Novo Fox Highline conta ainda com a opção de transmissão automatizada I-Motion, que recebeu a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, proporcionando trocas de marcha ainda mais suaves e precisas.

Além disso, a transmissão I-Motion permite trocas manuais em modo sequencial, acionado por meio da manopla de câmbio ou por paddle shifts instalados atrás no volante multifuncional (o mesmo utilizado do Novo Golf).

Também é destaque nessa transmissão o “Upshift Abort”, que identifica o momento de retomada de velocidade e aborta, por exemplo, a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor elevada, para disponibilizar mais torque e potência para uma ultrapassagem. Esse recurso é resultante da nova estratégia de comunicação entre a ECU e a TCU (Unidade de Controle Eletrônico da Transmissão).

Versão Bluemotion
Falando agora do Novo Fox BlueMotion, seu motor é o premiado 1.0l de três cilindros, da família EA211, com potência de 75 cv quando abastecido com gasolina, e de 82 cv com etanol a 6.250 rpm. O torque é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.

Tendo como princípio a mobilidade sustentável, o Novo Fox BlueMotion traz as relações de marchas mais alongadas em relação aos demais modelos 1.0 da linha Fox e pneus “verdes” (de baixa resistência ao rolamento) nas medidas 175/70 de 14 polegadas, visando maior economia de combustível.

Outras versões
Já o novo Fox Trendline, versão de entrada, e novo Fox Comfortline, configuração intermediária, podem ser equipados com os motores 1.0l TEC (de até 76 cv) e 1.6l MSI (de até 104 cv), ambos de quatro cilindros em linha. O motor 1.0l TEC tem 999 cm³ de cilindrada e duas válvulas por cilindro.

Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor 1.0l TEC é de 76 cv a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm a 3.850 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 72 cv a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 kgfm a 3.850 rpm. Os câmbios oferecidos são o manual de cinco marchas (MQ200-5F) e a transmissão automatizada I-Motion, que realiza as trocas de marcha de forma automática.

Entre os recursos tecnológicos do Novo Fox estão os faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light), controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TC e ASR).

Para todas as versões há os mais modernos sistemas ABS da categoria, porque, além de evitar o travamento das rodas em frenagens bruscas, o sistema de freios é composto pelo EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e pelo ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado.

Para completar os itens de segurança e estabilidade, o novo Fox traz o sistema MSR (Motorschleppmomentregelung ou Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor; bem como o GMA (Giermomentaufbauverzögerung ou Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito.

Para quem sente aquele friozinho na barriga ao ter que sair com o carro em ladeiras, o HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa será muito bem-vindo no novo Fox. Ele mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.

Disponível de série para o Novo Fox Highline, o Traction Control ou Controle de tração, TC (M-ABS), é outro componente que garante a dirigibilidade em situações de risco, já que reduz o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor.

Todas as versões do Novo Fox trazem a função “Cluster welcome” – acendimento automático das luzes da tela central do instrumento combinado (cluster). As luzes de LED do painel de instrumentos também permanecem acesas durante o dia, melhorando ainda mais a visualização do velocímetro e do conta-giros.

No painel de instrumentos, o motorista conta com o indicador digital de troca de marchas e as mensagens do sistema ECO Comfort, que orienta (quando o veículo estiver equipado com I-System) o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel.

Outro destaque é que o Novo Fox passa a utilizar o sistema “Easy drive”, de direção com assistência elétrica. Esse recurso tem como principal vantagem colaborar para economia de combustível – diferentemente dos sistemas de assistência hidráulica, a elétrica só funciona quando há demanda.

Read Previous

Nova Saveiro Cabine Dupla traz versão com novo motor 1.6l MSI

Read Next

J3 S 1.5 agora é flex e funciona sem o tanquinho de gasolina