A Magneti Marelli vai participar da 23ª edição do Congresso SAE Brasil, de 30 de setembro a 02 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, com a exposição de soluções em tecnologia que agregam segurança e interatividade, sem perder a preocupação ambiental e com as regras de controle de emissões e eficiência energética.
Entre as novidades da empresa estão os sistemas de suspensão, com destaque para o braço oscilante em fibra de carbono, projetado para ser uma peça de alta resistência e com peso reduzido em relação aos demais produtos do mercado. Este componente representa uma nova solução para a suspensão dianteira do tipo McPherson e tem aplicação em automóveis das classes A, B e C (subcompactos e compactos). Produzido com um novo material composto, que inclui a fibra de carbono, ele oferece como benefícios menores peso e investimento para produção se comparado à tecnologia convencional, que utiliza aço.
No segmento de amortecedores, há destaque para o Frequency Respond, um sistema de amortecimento mecânico, ativado pela frequência de oscilação do veículo. Ou seja, quando o amortecedor trabalha em alta frequência, a válvula abre uma passagem de óleo adicional, favorecendo o conforto dos passageiros. Já em situações onde o amortecedor funciona em baixa frequência, o F-Respond fecha a passagem adicional de óleo, tornando o amortecedor mais rígido e adequado a essa situação. Atualmente o F-Respond equipa alguns modelos presentes no mercado europeu como, por exemplo, Fiat 500 Abarth e Cabrio, Alpha MiTo, Maseratti M157, entre outros.
Outra tecnologia apresentada pela empresa é o Full Displacement, um amortecedor bitubular com sistema de válvulas que permitem um controle suplementar das forças de amortecimento em compressão, pela válvula de tração, garantindo melhor desempenho ao veículo em relação à estabilidade e conforto quando comparado a um amortecedor bitubular convencional.
Entre os componentes da Unidade Powertrain, o destaque vai para a injeção direta GDI, que tem como objetivo atender à tendência de redução de emissões exigida por regulamentações em diferentes mercados e países. O sistema, que se baseia nas altas pressões operacionais (acima de 100bar), já passou por diversos testes e adaptações para atender ao sistema bicombustível e está sendo ofertado para as montadoras instaladas no Brasil. O público poderá ver o sistema completo composto de injetores, bomba, coletor de admissão e etc.
Outro destaque é o câmbio automatizado Free Choice®, que conta, agora, com grande evolução, tanto no software como no hardware, ambos desenvolvidos pela Magneti Marelli, como, por exemplo, o Acelerômetro, que é capaz de reconhecer quando o veículo estiver em uma via inclinada, suavizando a arrancada e troca de marchas em rampa.
A tecnologia conta ainda com as funções Creeping, que coloca o carro em movimento ao aliviar o pé do freio; e o Auto Up-shift Abort, que garante ultrapassagens mais seguras ao “perceber” a intenção de manobra do condutor e proporciona respostas mais rápidas ao comando do acelerador.
No segmento das centrais de comando eletrônicas, a Magneti Marelli traz a ECU Família 9, livre de chumbo e que atende a todas as novas legislações ambientais. O diferencial é a possibilidade de utilização em motores flex, com injeção direta e multiair, e também em veículos híbridos, graças à maior capacidade de processamento, possibilitando rapidez nas ações de atuadores junto ao motor.
No quesito sistemas de exaustão, destaque para sistema de escapamento composto pelo silencioso e pelo coletor com catalisador integrado do novo Fiat Uno, que traz vantagens para o veículo atendendo a legislação de emissões. Faz parte ainda do sistema a Ponteira, que, na versão ‘Sporting’, terá o novo design com saída dupla.
Já sobre a Unidade de Componentes Plásticos, que desenvolve e fornece peças plásticas para interior e exterior de veículos, há destaque para os Tanques Plásticos de Combustível, que possuem grandes vantagens sobre os metálicos: menor peso, menor ruído, ausência de corrosão e menor liberação de gases no meio ambiente.
Acompanhando a tendência mundial de produtos que garantem a segurança do condutor, a unidade apresenta ao mercado brasileiro a Pedaleira Híbrida Automática Desarmável. Híbrida porque é construída com metal e plástico, garantindo menor peso ao conjunto (ganho de 20% em comparação a uma pedaleira 100% metálica). O componente possui um recurso que, em caso de colisão, faz com que o pedal se desarme automaticamente, minimizando o impacto e, consequentemente, os riscos do motorista em relação aos membros inferiores. Outro produto apresentado é a Alavanca de Acionamento do Freio de Mão com design ergonômico, também produzida em metal e plástico, com consequente redução de peso.
Com relação aos sistemas eletrônicos, há o exclusivo quadro de instrumentos com display TFT de 3,5”, que equipa o Novo Fiat Uno 2015. Durante o evento, o público poderá ver de perto as funcionalidades da tecnologia, além de outros quadros de bordo, como Maserati Quattroporte, Dodge Dart, Citroën C4 Picasso e Porsche 911.
No que diz respeito à iluminação automotiva, a unidade Automotive Lighting apresenta soluções inovadoras que auxiliam na redução de consumo e no aumento da segurança no trânsito, com destaque para a tecnologia LED, presente em modelos como o Mercedes-Benz Classe B e o Audi R8, o primeiro modelo a ter, como opcional, todas as funções de iluminação do projetor – farol baixo, farol alto, seta, luz diurna (DRL) e luz de posição a LED.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.