
Por meio da divisão de reposição Marelli Cofap Aftermarket, a Magneti Marelli coloca atuadores hidráulicos de embreagem no mercado. A família de atuadores hidráulicos de embreagem faz parte da linha de componentes de sistemas de transmissão.
Com a marca Magneti Marelli, os 66 novos códigos atendem os segmentos de veículos leves, utilitários e pesados das montadoras Audi, Chevrolet, Citroën, Ford, Fiat, Mercedes-Benz, Nissan, Peugeot, Renault, Toyota, Volkswagen e Volvo. A expectativa é chegar a 94 códigos lançados ainda no primeiro trimestre desse ano.
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Componentes
A família de atuadores hidráulicos de embreagem é composta por três produtos principais: cilindro mestre, cilindro auxiliar ou escravo e o atuador.
Presente nos sistemas de embreagem semihidráulicos e hidráulicos, o cilindro mestre transfere a pressão de acionamento do pedal para a própria embreagem por meio do fluido hidráulico. A peça fica localizada atrás do pedal da embreagem e a conexão é feita por haste e pino. Dependendo da aplicação, possui reservatório de fluido acoplado, sendo conectada ao circuito de acionamento da embreagem por tubo e/ou mangueira.
O cilindro auxiliar, ou escravo, que também pode ser conhecido por cilindro atuador de embreagem, fica instalado na parte externa do câmbio. Quando recebe o comando do cilindro mestre, aciona a parte mecânica do sistema – garfo e rolamento – para a embreagem funcionar. A combinação de cilindro mestre com cilindro auxiliar está presente nos carros equipados com sistemas semihidráulicos.
Já o atuador é um cilindro concêntrico instalado dentro da caixa seca do câmbio. Ele trabalha no acionamento direto do sistema de embreagem e ativa o platô. O componente opera em conjunto com o cilindro mestre, que libera a pressão do fluido hidráulico necessária para ativar o sistema de acionamento. Nesse caso, são utilizados componentes mecânicos intermediários, como o garfo e o rolamento da embreagem. A combinação do cilindro mestre com atuador está presente nos sistemas hidráulicos.
Atenção aos sinais de desgaste
Devido ao uso contínuo, é natural que as peças do sistema de embreagem sofram desgaste ao longo do tempo. O platô, por exemplo, pode começar a ficar mais “pesado”, exigindo maior força para ser acionado. Isso aumenta a pressão em todo o circuito hidráulico e pode ampliar a exigência sobre cilindros e atuador.
Outro fator que pode encurtar a vida útil das peças é adiar ou postergar a troca do fluido. Uma das propriedades do fluido é evitar a oxidação do sistema, nos casos dos componentes ferrosos, e preservar as vedações internas, feitas por anéis de vedação e diafragmas.
Alguns sinais alertam o motorista sobre a necessidade de procurar uma oficina de confiança: dificuldade para acionar a embreagem (pedal mais pesado, duro, ou, “borrachudo”) e pedal que perdeu a altura regular, gerando dificuldades no engate das marchas. Caso a manutenção preventiva são seja realizada, o veículo pode perder o desempenho, consumir mais combustível e, pior, o sistema de embreagem pode deixar de funcionar, dificultando ou impossibilitando a movimentação do veículo.
Mais informações sobre os produtos da marca Magneti Marelli podem ser encontradas no catálogo eletrônico disponível para celulares IOS e Android e no site www.mmcofap.com.br. Outro canal é o serviço de atendimento ao consumidor: 0800-0194054.