Desde o ano de 2004, a Magneti Marelli aderiu ao programa Formare no Brasil, com o objetivo de oferecer formação profissional a jovens de baixa renda das comunidades onde está presente. Nesse ano que passou, mais uma turma de 80 finalizou o curso, totalizando 800 adolescentes, desde o começo do programa. As cerimônias de formatura acontecem nos dias 29 de janeiro (Amparo) e 5, 6 e 10 de fevereiro (Hortolândia, Lavras e Mauá, respectivamente).
Quatro cursos diferentes são oferecidos nas escolas da Magneti Marelli: Assistente de Manutenção de Máquinas Automatizadas de Produção (Hortolândia), Operador de Manufatura de Produtos em Metal e Serviços (Amparo), Mecânico de Produção e Montagem de Produtos (Lavras), Assistente de Produção e Montagem Mecânica (Mauá/Santo André). Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação por meio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e são definidos levando em conta as atividades da Magneti Marelli e das demais empresas da região.
Cada curso atende a 20 jovens, selecionados por meio de provas e entrevistas, e tem duração de um ano. Eles recebem os benefícios como transporte, uniforme, bolsa-auxílio, refeição e assistência médica e participam de aulas técnicas, com temas como higiene, saúde, segurança, comunicação e relacionamento, e atividades de integração (música e teatro, horta, por exemplo).
No final, o aluno estará mais preparado a ingressar no mercado de trabalho podendo fazer parte do quadro de colaboradores da Magneti Marelli, porém isto dependerá do número de vagas disponíveis na empresa e também da idade do candidato, além de outros critérios classificatórios.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site www.formare.org.br
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.