Manutenção de veículos equipados com sistema start-stop

Manutenção de veículos equipados com sistema start-stop

Ignição: Manutenção de veículos equipados com sistema start-stop. Em alguns veículos o sistema start-stop, que desliga o carro quando o veículo por alguns minutos, já vem de série. Uma tecnologia que vem se tornando cada vez mais comum, e o motivo é simples: economiza combustível, principalmente em trânsito de grandes centros urbanos.

O sistema star-stop é uma tecnologia capaz de identificar quando o veículo está parado em um congestionamento ou semáforo, ou seja, quando veículo está em marcha lenta e, automaticamente, desligar o motor para poupar gasolina ou etanol, reduzindo ainda a emissão de poluentes e tornando o ambiente mais silencioso. O motor torna a funcionar no momento em que o motorista solta o pedal do freio ou aciona o da embreagem.

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“A tecnologia permite uma redução de consumo de até 5% de combustível dependendo da cidade por onde o usuário utiliza o veículo e das condições de trânsito no momento”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK do Brasil. “Em lugares com pontos de lentidão, o índice pode ser maior, ao passo que em cidades sem engarrafamentos a economia pode ser quase insignificante”, compara.

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Segundo o técnico, para instalar o start-stop é necessário uma série de modificações no veículo. A montadora deve alterar o sistema de partida, que será acionado com mais frequência. Já a bateria deverá ter uma maior carga (maior densidade de energia) e estar em boas condições para suportar a grande quantidade de partidas. “Os sistemas de ignição e injeção, por sua vez, devem facilitar a entrada do motor em funcionamento”, detalha Mori.

O custo de componentes como bateria e motor de partida são mais elevados em veículos com o start-stop. Além da parte financeira, em cidades com temperaturas mais elevadas, o sistema de climatização do veículo é desabilitado quando o sistema desliga o motor. É comum que os clientes desabilitem o sistema para manter a climatização do ambiente sem anormalidades.

Cuidados com o sistema de ignição

Além dos cuidados com a bateria, sistema de partida e carga, o mecânico deve observar se o sistema de ignição está trabalhando corretamente. Se a velas estejam gastas, com resíduos de carbonização ou óleo do motor, ou ainda contaminação por uso de combustível de má qualidade, elas podem dificultar a partida do motor, ou seja: o tempo em que o motor de partida é acionado até ele entrar em funcionamento aumenta.

De acordo com o técnico, essa situação eleva o estresse no sistema, o que pode levar a uma redução da vida útil dos componentes. “Em relação às condições de queima da vela de ignição, um mecânico pode avaliar o cenário por meio de uma inspeção visual e medição da tensão de centelhamento com equipamento adequado”, comenta.

Nas grandes cidades, onde o trânsito é mais intenso, o número de acionamentos do sistema de partida start-stop é muito maior do que o realizado em um veículo convencional. “Nesse caso, temos que garantir que o sistema tenha uma partida rápida e suave. Para esses veículos a manutenção do sistema de ignição, como velas e bobinas, deve ser mais criteriosa para evitar partidas mais longas”, aconselha Mori.

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Inspeção das velas de ignição

A recomendação da inspeção do funcionamento do sistema de ignição é anual ou a cada 10 mil quilômetros. A troca deve seguir o plano de manutenção preconizado pela montadora. A grande vantagem de fazer a inspeção das condições das velas de ignição é identificar o uso de combustível de má qualidade.

“Podemos identificar possíveis problemas mecânicos, como infiltração de água na câmara de combustão, queima de óleo e até mesmo estanqueidade dos bicos injetores de combustível. Todo esse diagnóstico pode ser realizado examinando as velas de ignição”, finaliza o especialista da NGK do Brasil.

Diferença de funcionamento entre botão start stop e start-stop

Apesar dos nomes serem bem parecidos, existe uma grande diferença entre os dois sistemas. O start stop é um botão localizado no painel do automóvel que permite dar a partida ou desligar o motor.

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