Piloto da Williams subiu em terceiro ao pódio e foi aclamado pelos fãs e companheiros de equipe, e por conta da superioridade da Mercedes-Benz, foi considerado um vencedor
Texto e fotos: Marcela de Freitas
O alemão Nico Rosberg venceu a corrida de Fórmula 1 disputada no último domingo, em Interlagos, São Paulo, tendo como segundo lugar o seu companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, ainda líder do campeonato. Mas o grande vencedor do Grande Prêmio do Brasil chegou mesmo em terceiro lugar: o brasileiro Felipe Massa, da Williams, que conseguiu manter sua posição de largada, e completou o pódio diante de uma torcida animada e feliz.
Mas não foi tudo tão fácil, em sua primeira parada, ainda na sexta volta, o piloto brasileiro excedeu a velocidade limite de 80 km/h na entrada do box, e foi punido com a obrigação de ficar estacionado durante cinco segundos, sem que os mecânicos pudessem mexer em seu carro, durante a segunda parada. Mas foi no terceiro pit stop que Massa cometeu mais um engano, ao parar no box da McLaren. Mesmo assim, Felipe Massa subiu ao pódio pela segunda vez nesta temporada, e pela sexta vez em 11 corridas em Interlagos.
Mesmo assim, a torcida estava em paz com o piloto brasileiro que desde 2008 não subia ao pódio aqui no Brasil, e invadiu a pista para comemorar com ele, algo que não acontecia também Há muitos anos. Com o resultado do GP do Brasil, o duelo travado entre Rosberg e Hamilton fica mais acirrado, embora a vitória do mundial seja mais provável para Lewis Hamilton, que precisará apenas do segundo lugar na etapa decisiva em Abu Dhabi, no dia 23 de novembro.
Movimento antes da prova
Há quem diga que o melhor da festa é esperar por ela, e a realização da Fórmula 1 no Brasil é um dos eventos que comprova essa teoria. A corrida, em si, dura pouco mais de duas horas, mas os preparativos para que os vencedores subam ao pódio começa bem antes disso, com a montagem de toda a estrutura do GP, como as arquibancadas, organização de boxes, paddock, asfalto da pista e muito mais.
A equipe da Oficina News esteve na área dos boxes na sexta-feira, 7 de novembro, após a realização do treino, para conferir os preparativos dessa grande festa, e checou de perto a atuação dos mecânicos de cada equipe, para preparação dos carros, por exemplo. Estavam todos eles lá – menos os pilotos, uma pena, fazendo ajustes nas máquinas, protocolando a chegada de combustível, preparando os pneus e interagindo com os fãs do automobilismo que tiveram o privilégio de estar neste universo tão fascinante.
Alta temperatura e novo asfalto
Ao contrário do esperado, o dia estava bem quente e sem chuva para a corrida de domingo, 9 de novembro. Além disso, o novo asfalto do circuito atingiu temperaturas recordes, acima de 50ºC, o que exigiu novas estratégias dos pilotos e suas equipes, para alcançar um bom desempenho na disputa.
A estratégia de três paradas seria, teoricamente, a mais rápida e a mais usada pela maioria dos pilotos, e assim o piloto da Mercedes, Nico Rosberg, venceu o seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton. Ao início da corrida Rosberg estava com o pneu macio, e terminou com o pneu médio.
Lewis Hamilton adotou uma estratégia similar e terminou apenas 1s5 atrás de seu parceiro. Após os dois pilotos concluírem os seus pitstops, Hamilton estava com pneus uma volta mais novos do que Rosberg na disputa pela liderança, desenhando um final emocionante.
A maioria dos pilotos largou de pneu macio, que era quase um segundo mais rápido por volta em Interlagos. Apenas a Force India, de Nico Hulkenberg, adotou uma estratégia diferente, usando dois stints iniciais de pneus médios e apenas o último de pneu macio. A velocidade extra no fim da corrida o ajudou a terminar em oitavo, quatro posições à frente de seu lugar no grid de largada. Daniil Kvyat, da Toro Rosso, usou uma estratégia similar, mas terminou fora da zona de pontuação, em penúltimo lugar.
Kimi Räikkönen, da Ferrari, o piloto mais bem colocado após fazer duas paradas apenas, terminou na sétima colocação, após uma disputa tão emocionante quanto a que ocorreu pela vitória. O campeonato de pilotos será decidido agora na última etapa da temporada.
Para Paul Hemebry, diretor de automobilismo da Pirelli, “O novo asfalto de Interlagos criou uma série de desafios para todos, ao longo de todo o fim de semana, incluindo as equipes, os pilotos e para nós mesmos. A maioria dos pilotos optou por uma estratégia de três paradas, exatamente a que se mostrou a mais rápida hoje. No entanto, Kimi Räikkönen fez um ótimo trabalho de estratégia com apenas duas paradas, nesta que foi, sem dúvida, uma das corridas mais exigentes do ano”, concluiu.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.