Troca do filtro de ar do Chevrolet Classic. Acompanhe a substituição do filtro de ar do sedã mais popular do país e fique de olho nos problemas que podem acontecer se o procedimento não for feito
Texto e fotos: Carol Vilanova
Colaboração Técnica: TecFil Filtros
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Perda de potência, aumento do consumo de gasolina e muitos danos ao motor. Esses são os danos que podem ocorrer caso a troca do filtro de ar não seja realizada no prazo determinado pelo manual do proprietário do veículo.
Joao Lucena, assistente técnico comercial da TecFil, que nos ajudou nessa matéria, explica que a função do filtro de ar é fazer a filtragem do ar aspirado pelo motor. “A manutenção preventiva é muito difícil de prever, por isso precisamos estar muito atentos. Não existe quilometragem ou tempo exato, depende das condições do território e do ambiente que o carro circula”, comenta.
Por exemplo, um ambiente de fazenda, diminui o período de troca. “Se a troca não for feita, pode resultar em aumento do consumo de combustível, perda de potência, fumaça negra no escapamento, aumento da temperatura do motor, além de ocasionar desgaste das peças móveis do motor. Por causa do atrito, pode chegar ao travamento total do motor”, alerta João.
Ele explica que em média, o filtro custa de R$20,00 a R$30,00, muito pouco para colocar em risco perder o motor inteiro. Visto também que a troca do filtro confere uma economia de consumo que por si só paga o valor do filtro. Quando saturado, o filtro aumenta o consumo em até 30%.
Confira nessa reportagem a troca do filtro de ar do Chevrolet Classic motor 1.0 Flexpower, ano 2011 com 6.739 Km rodados. Observe bem a aplicação correta da peça antes de instalar e use equipamentos de proteção, principalmente, as luvas.
1) Comece tirando a abraçadeira da mangueira de ar, usando uma chave Philips.
2) Coloque uma folha de papel toalha para evitar que entre impurezas na tubulação e depois entre para o motor.
3) Solte os conectores da tampa do filtro e abra o compartimento.
4) Retire o filtro.
5) Coloque o filtro novo e feche o compartimento.
Análise: O filtro sujo está bem saturado e com princípio de colapso, com excesso de poeira ou partículas de pó diesel, o que satura o papel a ponto do motor querer “aspirar” o filtro, provocando vincos entre as dobras.
Dica: Jamais faça o jateamento de ar no filtro do ar pois o compressor tem umidade e óleo, e isso fragiliza o papel, aumentando o tamanho dos poros, o que deixa passar impurezas.
Acompanhe a troca do filtro de óleo do Chevrolet Classic aqui
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.