Mercedes-Benz 315 CDI: motor adequado para novas leis de emissões

Mercedes-Benz 315 CDI: motor adequado para novas leis de emissões

Acompanhe a avaliação do furgão Mercedes-Benz 315 CDI, que traz um motor adequado para novas leis de emissões

Um veículo perfeito para distribuição urbana, o furgão Mercedes-Benz 315 CDI é daqueles que oferece versatilidade nas operações e o reconhecido conjunto mecânico da marca alemã. Avaliamos a versão com 9m3 de volume e capacidade para carregar até 1.252 kg de carga útil. O PBT (peso bruto total) é de 3,5 toneladas, o que permite a utilização por motoristas com carteira de habilitação categoria B, a mesma utilizada para dirigir veículos de passeio.

Mercedes-Benz 315 CDI

É um furgão que mais parece um automóvel grande. Ótima dirigibilidade e uma lista vasta de equipamentos de segurança, conforto e conectividade cada vez mais essenciais para o transportador moderno, considerando que nossa versão veio bastante equipada, inclusive com câmera de ré, muito útil nos dias de hoje.

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

O ponto alto do furgão é a nova geração de motores OM654, que atende todos os requisitos de emissões PROCONVE L7, e segundo a marca, conquista nota “A” do IBAMA neste quesito. As características do motor incluem melhor desempenho, com menos vibrações e ruídos, isso por conta do bloco construído em alumínio e da combinação de pistões em aço com perfil escalonado, além do revestimento da parede do cilindro NANOSLIDE®.

Mercedes-Benz 315 CDI

O propulsor é um turbodiesel de quatro cilindros em linha com 2 de litragem, capaz de gerar potência de 150 cv a partir de 3.800 rpm e torque de 34,7 mkgf na faixa de rotação entre 1.200 rpm e 2.400 rpm. Isso significa um incremento de 5% na potência e 3% de torque se comparado a versão anterior.

Para se adequar às leis de emissões, o novo motor adota a tecnologia de recirculação dinâmica dos gases de escape por diferentes vias, somada ao pós-tratamento, com uso de Arla 32. Um veículo que tem sua eficiência em melhor nível quando roda trechos urbanos e mistos, ou seja, bastante funcional quando a missão é rapidez nas entregas com mais segurança.

A caixa de câmbio é fornecida pela ZF, modelo 6S 480, do tipo manual com seis velocidade. A tração é traseira e a direção elétrica torna o modelo bem fácil de fazer manobras. Para aguentar o tranco, a Mercedes-Benz Sprinter Street usa a suspensão dianteira Independente com molas transversais parabólicas, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora e na traseira, eixo rígido com molas parabólicas, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.

Não é de hoje que a Sprinter é sinônimo de segurança entre as vans e furgões, oferecendo ao transportador o Exclusivo Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP Adaptativo 9i®), freio hidráulico a disco em todas as rodas, com discos frontais autoventilados, assistente Ativo de Frenagem (ABA – Active Brake Assist), assistente de Vento Lateral, assistente de Partida em Rampa e assistente de Fadiga.

O pacote Hi-Tech instalado no nosso furgão vem ainda com sistema multimída MBUX, câmera de ré, volante multifuncional e piloto automático. Segurança, conforto e performance para o transportador urbano num veículo versátil e de fácil uso.

 

Ficha técnica

Motor: OM 654CDI Turbodiesel
Combustível Diesel
Cilindrada 2,0 litros
Potência 150 cv a 3.800 rpm
Torque 34,7 mkgf a 1.200 rpm e 2.400 rpm
Transmissão Mecânica de 6 marchas – ZF- 6S 480
Tração Dianteira
Direção Elétrica
Rodas e Pneus 225 / 75 R16C
Freios Freio hidráulico a disco em todas as rodas, com discos frontais autoventilados
Suspensões – Suspensão dianteira: Independente com molas transversais parabólicas, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora

– Suspensão traseira: Rígido com molas parabólicas, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora

Tanque de combustível / Arla 32 71 / 22 l

 

Dimensões e pesos

Comprimento 5.932 mm
Largura 2.020 mm
Entre-eixos 3.665 mm
Altura 520 carregado / 628 descarregado mm
Peso bruto total (PBT) 3.500 kg
Carga útil 1.252 kg
Peso em ordem de marcha 2.248

 

Read Previous

Fórum IQA aborda infraestrutura da Qualidade para Mobilidade Sustentável

Read Next

Fras-le orienta como rebitar a lona de freio de caminhões