Com foco no pós-vendas, a Mercedes-Benz amplia portfólio de serviços para automóveis na sua rede de concessionários, oferecendo um novo pacote, que traz mais conforto e praticidade aos consumidores aos clientes.
Com portfólio de serviços ampliado, a Mercedes-Benz disponibiliza novas ferramentas que otimizam o tempo do cliente no concessionário, oferecendo mais transparência e diagnósticos ainda mais precisos em cada manutenção realizada.
O objetivo é oferecer aos clientes premium da marca, que têm aumentado desde o início do ano, a melhor experiência desde a compra, acompanhando de perto todo o processo de pós-venda, até o momento da troca do veículo, garantindo o melhor serviço que uma marca premium pode oferecer.
Em 2017 a Mercedes-Benz iniciou a implantação de três novidades de pós-venda: o Expess Service, o XENTRY Portal Pro e MB Oil. O primeiro deles consiste em execução de revisões em até 1 hora, possibilitando que o cliente aguarde no próprio concessionário o término da manutenção.
Durante essa espera, ele poderá acompanhar todos os processos realizados em seu veículo e esclarecer dúvidas com a equipe técnica do concessionário. Além disso, nesse intervalo é possível realizar test-drive ou conhecer a linha de artigos colecionáveis da marca (Mercedes-Benz Collection).
Em continuidade aos serviços que proporcionam rapidez no atendimento, o XENTRY Portal Pro é uma plataforma que centraliza vários sistemas em uma nuvem online, além de oferecer informações mais detalhadas sobre cada veículo. Essas informações podem ser levantadas utilizando apenas a chave do automóvel e, em cerca de 10 minutos, é possível fornecer um diagnóstico completo de manutenção, levantar o histórico do modelo e o orçamento da revisão, garantindo mais transparência e previsibilidade de custos.
Com relação ao MB Oil, é mais uma alternativa de produto genuíno Mercedes-Benz. Ele foi lançado com o objetivo de aumentar a vida útil do motor e seus componentes, assim como diminuir os custos de manutenção, uma vez que segue fatores específicos dos motores da marca, garantindo qualidade e segurança.
Além desses lançamentos, recentemente a Mercedes-Benz expandiu o portfólio de automóveis que fazem parte do programa de Revisão Declarada. Serviço lançado em 2014 com o intuito de antecipar o custo de manutenção dos veículos da marca para os clientes e, com isso, fidelizá-los nas oficinas credenciadas. Fazem parte do programa Classe A, Classe B, Classe C, CLA, GLA e, desde o mês de abril, o GLC.
A proposta consiste em fixar valores para as revisões até 5 anos (ou dos 10 aos 50 mil quilômetros) previstas no manual do proprietário, que devem ser realizadas nos concessionários credenciados Mercedes-Benz.
A marca oferece, ainda, um contrato de manutenção (Mercedes Service Care) possibilitando que o cliente adquira até cinco revisões (ou 50 mil quilômetros) no momento da compra do automóvel. Esse valor pode ser parcelado em até 12 vezes e, inclusive, financiado junto com o veículo no momento da compra.
“Todos esses serviços, assim como nosso estoque com 10 milhões de peças, nos permitem atender a maioria das demandas em até 24h, em um raio de 1.000 quilômetros da cidade de Campinas (SP), onde fica nosso centro de distribuição. Isso significa que o cliente Mercedes-Benz está sempre amparado por um pacote completo, além de contar com um atendimento rápido e prático. Esse conjunto de fatores garante previsibilidade dos custos de manutenção e transparência, estabelecendo uma relação de longo prazo entre a marca e o consumidor”, afirma Alexandre Ayres, gerente sênior de Pós-Venda Automóveis.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.