Mercedes-Benz apresenta o novo Actros ao mercado brasileiro

Mercedes-Benz Novo Actros ganha em eficiência e robustez

Ao entrar no cockpit de um Mercedes-Benz Novo Actros, o nível de requinte e tecnologia salta aos olhos. A montadora apresentou neste momento os modelos 2648 e 1651, que disponibilizam amplo espaço na nova cabine, material de primeira e telas digitais sensíveis ao toque.

Só não diria que é como um carro de Fórmula 1, porque aí não teria o conforto encontrado neste caminhão extrapesado, apesar de ter em seu projeto muito da equipe Mercedes-Benz de automobilismo. Tecnologia de ponta em vários quesitos, que privilegiam principalmente o desempenho, a segurança e a conectividade. Tudo combinado para ter um veículo de carga rodoviário que foi solicitado pelo motorista, inclusive uma série de sistemas inteligentes que evitam acidentes e reduzem os custos operacionais.

Tecnologias de segurança ativa se destacam nesse bruto, são elas a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). A montadora mantém o Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem.

Em relação ao desempenho, a marca conta com o motor Mercedes-Benz OM 460 do Actros com novas faixas de potência: 450 e 480 cv e 510 cv. Vale ressaltar que a maioria das peças são intercambiáveis entre modelos da mesma família, como as do motor, que são em comum com o OM 457 da linha Axor, o que facilita na hora da manutenção. São três modos de condução, dependendo da necessidade do motorista: Economy, Standart e Power.

Combinando com este engenho, temos o câmbio automatizado G291 Powershift 3, que foi recalibrado para melhor consumo de combustível. Outro ponto é o sistema PPC (Predictive Powertrain Control), piloto automático preditivo, que otimiza o estilo de condução do motorista, já que GPS, monitora a aceleração e a frenagem, de acordo com o terreno, fazendo as trocas de marcha de forma inteligente.

Robustez é mais um trunfo do Actros, que ganhou a nova suspensão metálica Global TufTrac, desenvolvida para as estradas brasileiras, usando um conjunto de borracha e molas mais eficientes e suaves. Menor peso, capacidade técnica melhor e conforto similar a suspensão pneumática. Finalizando com o novo eixo New Final Drive, que aumenta a capacidade máxima de tração para caminhões 4×2 e 6×2.

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