Mercedes-Benz estreia central de peças de caminhões e ônibus

Mercedes-Benz estreia central de peças de caminhões e ônibus

Localizada em Itupeva (SP), Mercedes-Benz estreia central de peças de caminhões e ônibus priorizando fácil acesso às principais estradas do estado, aeroportos e à fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

A Nova Central de Distribuição e Logística de Peças da Mercedes-Benz está localizada na altura do km 72 da Rodovia dos Bandeirantes, onde ocupa um galpão do condomínio logístico da HGLG. Lá vai armazenar cerca de 8.000.000 de peças em estoque e 1,5 milhão de peças distribuídas por mês para o mercado interno e para mais de 50 países.

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A operação da nova Central passa a ser feita em parceria com a Penske Logistics, líder no fornecimento de soluções da cadeia de suprimentos, armazenagem e logística para o setor automotivo no Brasil e também na América do Norte.

A Central de Distribuição e Logística de Peças da Mercedes-Benz do Brasil, instalada antes em Campinas (SP), foi totalmente transferida para o novo endereço: Estrada Joaquim Bueno Neto, 9.835, bairro Jardim Alegre, em Itupeva.

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O local fica bem próximo ao km 72 da Rodovia dos Bandeirantes, sentido capital. Principais distâncias: cidade de São Paulo (71 km), Campinas (30 km), Porto de Santos (153 km), Aeroporto de Viracopos (26 km) e Rodoanel Mário Covas (48 km), que dá fácil acesso às rodovias Anhanguera, Dutra, Ayrton Senna, Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castelo Branco, Imigrantes e Anchieta.

Ganhos de performance e eficiência

“A mudança para o novo endereço e a parceira com a Penske representam mais um grande passo para a modernização operacional da nossa logística de peças, com ganhos imediatos de performance e eficiência, além de potenciais benefícios futuros”, diz Silvio Renan Souza, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil.

“Esta é uma das maiores centrais de peças da Daimler Truck fora da Alemanha e uma referência do segmento de veículos comerciais no País. Nossa unidade abriga cerca de 45.000 itens do portfólio de peças de caminhões, ônibus e agregados. São aproximadamente 8.000.000 de peças em estoque e 1,5 milhão de peças distribuídas por mês para o mercado interno, por meio de 380 pontos de atendimento da Rede de Concessionários, e para mais de 50 países”.

“Na nova Central, com pé direito de 12 metros, verticalizamos o estoque. Com isso e com as novas empilhadeiras apropriadas para esse conceito de armazém, otimizamos a operação”, afirma Silvio Renan Souza. “Evoluímos também em processos internos e em softwares. Como exemplo, utilizamos o WMS (Warehouse Management System), sistema on line de gestão dos processos de recebimento, armazenagem e expedição. E já estamos preparando o voice picking para implantação ainda este ano”.

“Tudo o que oferecíamos até agora foi mantido e vamos fazer ainda mais. A nova Central nos traz ganhos de inteligência logística e operacional, com mais eficiência, agilidade e produtividade. Queremos aumentar a velocidade das entregas, fazendo as peças chegarem aos clientes o mais rápido possível, contribuindo assim para a disponibilidade de seus caminhões ou ônibus”.

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Penske Logistics visa relação duradoura e vantajosa para todos

“É uma grande satisfação para a Penske Logistics Brasil anunciar esta parceria com a Mercedes-Benz Brasil. Não mediremos esforços para que nossa relação seja duradoura e vantajosa para ambas as empresas e ainda mais para os clientes da marca, a partir da otimização contínua de todas as etapas da operação pelas quais seremos responsáveis. Utilizaremos todo o know-how adquirido nestes mais de 25 anos em que estamos no País, com o que há de mais avançado em tecnologia e processos para a cadeia logística”, afirma Paulo Sarti, diretor-presidente da Penske Logistics Brasil.

Presente em território nacional desde 1998, a Penske Logistics atende a todo o País, empregando diretamente mais de mil funcionários. A empresa conta com espaço total de armazém de 340 mil metros quadrados.

Estrutura ampla, moderna e sustentável

O galpão da HGLG que abriga a nova Central recebeu duas certificações muito importantes: “Empreendimento Classe AAA”, que indica nível máximo de qualidade, padrão de construção e tecnologia de sistemas prediais, e “LEED” (Leadership in Energy and Environmental Design), reconhecimento ambiental global de edificações sustentáveis e eficientes.

A área útil da Central de Distribuição e Logística de Peças da Mercedes-Benz do Brasil é de aproximadamente 45.000 metros quadrados. A área total do condomínio da HGLG é de mais de 234.000 metros quadrados, contando com um total de cerca de 90.000 metros quadrados locáveis de galpões, o que permite futuras expansões.

São 12 módulos de armazéns, 126 docas e 4 rampas de acesso para empilhadeiras. As docas possuem nivelamento eletrohidráulico, otimizando o ajuste da plataforma à altura da carroçaria do veículo para as operações de carregamento e descarregamento. O pé direito chega a 12 metros e a capacidade do piso é de 6 toneladas por metro quadrado.

Sustentabilidade ambiental é uma característica valorizada na nova Central. O local dispõe de estação de tratamento de efluentes e caixa de retenção de águas pluviais. As telhas são zipadas, caracterizadas por uma estrutura contínua sem emendas, e o isolamento termoacústico utiliza Facefelt, feltro de lã de vidro. O sistema de iluminação conta com lâmpadas do tipo LED e com luz natural Zenital, por meio de aberturas no teto. As empilhadeiras são elétricas, movidas por baterias de lítio, mais ecológicas e adequadas a ambientes internos.

A Central conta ainda com áreas administrativa e de convivência, mezaninos expansíveis, infraestrutura de depósitos e serviços, além de restaurante com capacidade para 500 pessoas. A portaria blindada controla o acesso durante 24 horas por dia. Destaque também para circuito fechado de TV e amplo estacionamento para carretas e outros veículos.

A segurança do armazém e das pessoas é preservada por um sistema completo de combate a incêndios, com hidrantes e sprinklers em toda a área de armazenagem.

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