Mercedes-Benz S 500 PLUG-IN HYBRID é prova de eficiência e performance

O novo Mercedes-Benz S 500 PLUG-IN HYBRID chega ao mercado com uma configuração híbrida ultramoderna e potência total de 325 kW e 650 Nm de torque, que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos e pode rodar até 33 km usando apenas eletricidade. O consumo certificado é de 2,8 litros/ 100 km, correspondendo a emissões de 65g de CO2 por quilômetro. Os elementos-chave desta potência impressionante são o V6 biturbo e a propulsão híbrida inteligente.

oficinanews_mercedes_s-500-plug-in-hybrid-5

Após o S 400 HYBRID e o S 300 BlueTEC HYBRID, o S 500 PLUG-IN HYBRID é o terceiro modelo híbrido do novo Classe S. Seu sistema de propulsão é baseado na transmissão automática 7G-TRONIC PLUS de sete marchas. O sistema híbrido plug-in do Classe S é baseado no sistema híbrido modular paralelo da Mercedes-Benz. O item em comum é a embreagem adicional integrada entre os motores a combustão e elétrico. De um lado, ela desacopla o motor a combustão durante a operação puramente elétrica. Por outro lado, caso o motor a combustão seja utilizado, ela permite seu desligamento por meio de uma embreagem de partida em banho de óleo.

Outra novidade do novo modelo é o sistema de aceleração especial proporcionada pelo motor elétrico, por meio do kickdown, mecanismo ativado ao pisar no acelerador momentaneamente até o fundo. Dependendo do modo de operação escolhido, o sistema seleciona a combinação ideal entre os motores a combustão interna e elétrico, adaptando-se de acordo com o nível de carga da bateria.

Entre os equipamentos de série do S 500 PLUG-IN HYBRID, existe uma estreia mundial: o controle de climatização pré-embarque. Ele permite que, no momento da partida, o interior do Classe S esteja na temperatura selecionada, desde que o motorista programe o horário de embarque por meio do sistema Mercedes connect me, por exemplo. Isto é possível graças a um compressor de refrigeração e elementos de aquecimento elétricos. Além disso, bancos, volante e apoios de braços das portas e console central também podem ser climatizados. Na refrigeração, a ventilação dos bancos também é ativada, caso este opcional conste no veículo.

Para a segurança, o novo Mercedes-Benz S 500 PLUG-IN HYBRID inclui de série o PRE-SAFE, COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS (alerta de colisão incluindo o Adaptive Brake Assist), ATTENTION ASSIST, Crosswind Assist (assistente de ventos laterais) e Traffic Sign Assist (reconhecimento de sinais de trânsito, inclusive alerta para contramão e exibição do limite de velocidade no painel de instrumentos).

O S 500 PLUG-IN HYBRID armazena energia elétrica em uma bateria de íons de lítio com base de lítio e fosfato de ferro. A unidade de armazenamento de energia, refrigerada a água, tem capacidade total de 8,7 kWh, peso total de 114 kg e volume de 96 litros. Instalada na traseira do veículo, pode ser carregada através de uma caixa de parede ou estação de carregamento (400 V, 16 A). Alternativamente, a carga por meio de uma tomada doméstica também é possível. Dependendo da conexão, o tempo de carga pode chegar a duas horas e 45 minutos (com 230 V e 13 A).

Um dos próximos passos na trajetória rumo aos veículos elétricos e híbridos plug-in perfeitos é o carregamento sem fios. A carga indutiva das baterias tornará os veículos elétricos e híbridos plug-in ainda mais práticos. A Mercedes-Benz testará esta tecnologia “unplugged” com o S 500 PLUG-IN HYBRID para desenvolver uma solução genuína para o Classe S em termos de conforto e facilidade para carregar a bateria de alta voltagem.

Read Previous

Toyota vai produzir tanques de hidrogênio para o FCV

Read Next

Ford bate recorde de vendas na África do Sul