
Num evento realizado em autódromo na Argentina, com a grande imprensa, a Michelin apresentou a sua nova proposta de pneu de uso misto para mercado mundial: o LTX Force. O composto foi desenvolvido para atender com versatilidade veículos usados tanto no astalto quanto nos mais severos tipos de solo, como o de mineração.
O pneu pode ser calçado em modelos do segmento de SUVs (Sport Utility Vehicles) e picapes, tem do como foco questões de robustez, durabilidade e segurança, com mais aderência e espaço mais curto de frenagem, inclusive em piso molhado, melhorando também em casos de aquaplanagem.
“Este lançamento é significativo para nosso continente, pois é o primeiro projeto 100% liderado pelas equipes da Michelin da América do Sul. Quase todo o mercado sul americano será atendido com produção local e, em um segundo momento, este pneu será lançado em outros continentes. É motivo de orgulho para todos nós”, ressalta Anoildo Mattos, Gerente de Marketing para Pneus de Passeio e Caminhonete da Michelin América do Sul.
O Michelin LTX Fordce teu seu desenvolvimento inspirado nas competições que a marca participa ativamente. Do Rally Dakar, foi trazido o desenho da banda de rodagem, confeccionado especialmente para oferecer maior aderência ao solo, com blocos mais altos, que proporcionam robustez e tração superiores. Essa nova escultura avança sobre as laterais do pneu, proporcionando um reforço nessa zona crítica em uso off road.
Já inspirado no Rali WRC (World Rally Championship), veio o composto do novo pneu, que proporciona mais resistência ao desgaste. Segundo a Michelin, dessa combinação única da banda de rodagem reforçada e do novo composto de borracha, nasceu a nova tecnologia Rally Force.
“A melhor maneira de comprovar a eficiência da utilização mista dos pneus é por meio do mundo das competições automobilísticas, que percorrem as mais diversas regiões do mundo, em todos os tipos de terrenos e solos”, explica Thierry Neuville, piloto do WRC (World Rally Championship).
Em testes exaustivos realizado pela marca em parceira com os melhores institutos do mundo, foi constatado que o pneu oferece segurança máxima em solo molhado, freando até 2m antes do que a média dos concorrentes da categoria de pneus mistos.
Também segundo a engenharia da marca, melhor controle em situações de aquaplanagem, sem prejudicar a durabilidade que é 35% maior do que a média dos concorrentes na categoria. Essas característica foram conseguidas por conta da tecnologia Compactread que prioriza durabilidade e aderência.
Totalmente desenvolvido pela engenharia brasileira da marca, o Michelin LTX Force será fornecido em 26 dimensões com aros de 15” a 18”. Além disso, já está homologado para rodar em grandes montadoras, como Volkswagen, Renault, Ford, General Motors; e veículos como Amarok, Ecosport, S10 e Trail Blazer.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.