Por meio do programa Best Driver, a Michelin oferece dicas de segurança durante os feriados, com o intuito de conscientizar jovens com boas práticas ao volante.
A aderência de um veículo é proporcionada exclusivamente pelo pneu, único ponto de contato do carro com o solo. Ele garante as ações fundamentais da condução, como manter a trajetória desejada ou transmitir as forças de frenagem e aceleração.
O nível de aderência depende do tipo de pneu (dimensão, tecnologia, área de contato com o piso, pressão utilizada, etc.), do piso (tipo de asfalto, terra, misto, cascalhos, pedras), do veículo (suspensão, ABS, ESP) e de fatores externos que podem influenciar os itens anteriores, como temperatura, umidade e condições climáticas.
Por isso, além da prudência na direção, é imprescindível realizar os procedimentos de manutenção dos pneus. É preciso atenção nas frenagens e curvas, principalmente se o piso estiver molhado. Os pneus devem estar sempre em perfeito estado, levando em conta a calibragem e vida útil.
Verificação do estado dos pneus
Para verificar o desgaste dos pneus, não é preciso ser especialista. Os fabricantes desenvolveram o TWI – Tread Wear Indicator –, que em português significa “Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem”, com uma pequena seta ou a própria sigla na lateral do pneu. Nos pneus Michelin eles são indicados pelo Boneco da Michelin desenhado próximo da banda de rodagem dos pneus. Seguindo estes indicadores, há uma área elevada entre os sulcos. A profundidade mínima legal é de 1,6mm (altura de índice de desgaste), se o pneu estiver no mesmo nível da elevação, está na hora de trocar.
Atenção à calibragem
Vale lembrar que utilizar a pressão correta nos pneus também é fundamental. A pressão adequada permite limitar os riscos de perda de controle do veículo, de estouros, desgastes prematuros e aumento do consumo de combustível. Independentemente do veículo, a calibragem deve ser feita quinzenalmente, ou antes de pegar a estrada, de acordo com o Manual do Proprietário. “O estepe também precisa estar em boas condições, para ser utilizado em qualquer emergência”, completa o engenheiro.
Alunos universitários ou em pós-graduação, de 18 a 35 anos, podem fazer parte do Desafio Best Driver, que acontece em três grandes regiões – Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. O objetivo é mensurar o nível de segurança da condução por um mês e premiar os motoristas mais prudentes.
A Michelin disponibilizará para cada uma das cidades participantes 65 aparelhos de telemetria, que poderão ser instalados de forma gratuita. Os interessados deverão se inscrever através do site www.michelin.com.br e, a partir daí, receberão mais instruções para a instalação. A análise dos dados será feita durante os meses de abril e maio. Será escolhido um motorista de cada cidade e todos ganharão como prêmio um iPhone 7. O grande vencedor entre os três ganhará uma experiência, com acompanhante, na Fórmula E em Montreal, no Canadá. O resultado será anunciado dia 29 de junho.
A avaliação da telemetria leva em conta quatro quesitos: curva, frenagem e aceleração bruscas e o excesso de velocidade. Atualmente, as principais causas de acidente entre os jovens são o consumo de bebida alcoólica, uso de celular e excesso de velocidade.
Dicas se segurança MICHELIN para qualquer época do ano
– Calibrar os pneus a cada 15 dias, inclusive o estepe.
– Calibrar os pneus a frio – que tenham rodado no máximo 3 quilômetros para chegar ao calibrador.
– Usar a pressão recomendada pelo fabricante do veículo, presente nas etiquetas ou no manual do veículo.
– Antes de viajar, observar a pressão recomendada para veículos com mais carga, quando necessário.
– A válvula da roda e sua tampa devem estar em boas condições.
– Não volte a inflar um pneu depois de rodar vazio, sem antes levar até a um técnico especializado.
– Pneu inflado com hidrogênio também precisa de uma verificação regular de 15 dias.
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.