Com os motores elétricos, Outlander percorre mais de 52 quilômetros sem utilizar gasolina, e alcança velocidade de até 120 km/h
A Mitsubishi acaba de apresentar o primeiro SUV 4X4 híbrido do Brasil: o Outlander PHEV, que será exibido para o público no próximo Salão do Automóvel de São Paulo, de 30 de outubro a 9 de novembro, e tem previsão de comercialização a partir de 2015, por cerca de R$ 190 mil.
Com três motores, dois elétricos e um a combustão, tração nas quatro rodas e possibilidade de recarga em tomadas 110 V e 220 V, o Outlander PHEV chega com impacto na liderança de inovações tecnológicas transitórias, entre a combustão e eletrificação dos automóveis, podendo ser considerado pioneiro em agilidade, tecnologia e conforto, com sustentabilidade.
Tudo no Outlander PHEV foi pensado para o máximo aproveitamento energético. As baterias estão instaladas no assoalho, garantindo a melhor distribuição de peso, baixando o centro de gravidade, e deixando o veículo ainda mais estável e com melhor dirigibilidade.
Os dois motores elétricos síncronos têm imã permanente, sendo um instalado no eixo frontal e outro no eixo traseiro, cada um com 82 cv, mas com 14 kgfm no primeiro e 19,9 kgfm no segundo. Com isso, o modelo entrega potência combinada de 285 cv e torque de 53,3 kgfm.
Para a utilização do modo 100% elétrico, digamos que o condutor esteja em uma estrada, quando os motores elétricos utilizam a energia acumulada nas baterias, resultando em zero emissão de poluentes e uma condução mais silenciosa e suave.
Já para o modo híbrido em série, podemos imaginar que a viagem foi interrompida por um congestionamento, o que traz o risco de acabar a energia elétrica. Com isso, os motores elétricos movimentam o veículo usando energia das baterias ou do gerador. O motor à combustão é utilizado apenas para acionar um gerador que produz eletricidade quando o nível da bateria está baixo, ou para aumentar a potência, ao acelerar rapidamente ou em terrenos muito íngremes.
Para o modo híbrido paralelo, por sua vez, a simulação é de uma estrada de terra, com terrenos muito íngremes, que exigem mais força do veículo, e é aí que entra em cena o motor 2.0 litros MIVEC a gasolina no ciclo otto. Funcionando junto com os motores elétricos, o propulsor é capaz de entregar 121 cv de potência a 4.500 rpm e 19,4 kgfm de torque, também a 4.500 giros.
O motorista ainda pode optar pelo botão “Charge”, que otimiza o uso do motor à gasolina para carregar a bateria, ou o modo “Save”, que pode reduzir o uso de energia da bateria.
Outra grande novidade do Outlander PHEV é a possibilidade de também utilizar a energia cinética gerada durante a frenagem para carregar as baterias do veículo (modo regenerativo), garantindo ainda mais autonomia no modo elétrico. Uma tela de LCD de 4,2″ com alta definição mantém o motorista informado sobre o nível de carga, modo de condução selecionado, fluxo de energia do sistema PHEV e muitas outras funções.
Por ser um híbrido plug-in, o Mitsubishi Outlander PHEV pode se carregado em uma tomada convencional 110V ou 220V. Com a bateria totalmente descarregada, o tempo médio de recarga é de cinco horas. Em alguns pontos das grandes cidades, o motorista ainda poderá optar pelos quick chargers, que carregam até 80% da bateria em, no máximo, 30 minutos.
O motorista ainda pode monitorar todas as informações do veículo por um aplicativo, via smartphone ou tablet. O aplicativo em português permite controlar remotamente o tempo necessário para recarregar a bateria, agendar um horário para iniciar e terminar a recarga, além de monitorar a carga restante em tempo real e programar o acionamento do ar-condicionado e aquecedor.
Além disso, o Outlander PHEV ganhou o prêmio máximo de segurança automotiva no Euro NCAP, ANCAP e JNCAP. Alguns dos sistemas de assistência que justificam tal premiação são o piloto automático adaptativo (ACC), com programação de velocidade e sensores que mantêm uma distância constante do veículo da frente, com frenagem sincronizada; o alerta para mudança de faixa (LDW); dispositivo de redução de risco de colisão através do radar (FCM), controle de tração e estabilidade inteligente (S-AWC), alerta para pedestres (AVAS) e a praticidade do controle remoto por smartphone, que permite gerenciar diversas funções.
Equipado com Comfort Pack, o Outlander PHEV ainda traz sensor de estacionamento, câmera de ré, sensor para acendimento automático dos faróis e sensor de chuva, que ativa o limpador do para-brisas automaticamente.
A direção elétrica torna a condução ainda mais precisa e prazerosa. O volante tem ajustes de altura e profundidade. O ar-condicionado tem sistema Dual Zone, o porta malas vem com abertura e fechamento elétricos e a segurança está presente nos nove airbags: dianteiros, cortina, laterais e de joelho para o motorista.
Por meio de uma alavanca, do tipo joystick, com acionamento suave e preciso, o motorista pode optar pelo melhor modo de condução, e através dos paddle shifters, localizados atrás do volante, é possível fazer a seleção do modo de regeneração de energia, com seis níveis de freio motor.
Tecnologia 4×4
O Outlander PHEV vem com sistema de tração S-AWC (Super All Wheel Control), com acionamento por botão tipo Push/Leave e dois modos de operação: Auto e 4WD Lock.
A suspensão dianteira é independente Mc Pherson, com molas helicoidais, barras estabilizadoras e a suspensão traseira é Multilink, que garantem maior controle do veículo, além de uma condução suave em terrenos irregulares.
A suspensão traseira alia sofisticação à performance e permite que, durante uma curva, haja um esterçamento passivo das rodas, aumentando a estabilidade e dirigibilidade.
Já o sistema de frenagem é equipado com freio a disco nas quatro rodas, ventilados na dianteira, e um gerenciamento eletrônico de alta tecnologia, com ABS, EBD e BAS.
O Outlander PHEV tem ainda rodas de liga leve 18″ e pneus de perfil baixo 225/55R18, e estará disponível nas concessionárias nas cores White Pearl, Titanium Gray, Black Pearl e Technical Silver.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.