
Praticidade, economia e sustentabilidade são os principais benefícios dos Programa “Troca Inteligente” promovido pela Mobil, no qual o abastecimento do óleo lubrificante do motor é feito a granel, direto do reservatório para o cárter do veículo.
Segundo a marca, o procedimento é feito de maneira segura, tanto para revendas quanto para os consumidores finais ou frotistas. O objetivo da Cosan Lubrificantes, com a Troca Inteligente, é oferecer a mesma qualidade e tecnologia dos óleos Mobil embalados. A empresa realiza testes e análises para garantir que não houve nenhum tipo de contaminação e assegura que o óleo que abastece o motor dos veículos é o mesmo das embalagens de litro.
“Garantimos o processo desde a saída da fábrica de lubrificantes no Rio de Janeiro em um caminhão tanque, até a chegada em mais de 10.000 pontos de venda em todo país, com todo o percurso monitorado”, explica a gerente de marketing da Mobil, Priscilla Rezende.

A partir de um minitanque lacrado e etiquetado, composto de bomba de abastecimento com medidor digital certificado pelo Inmetro e mangueira, o veículo é abastecido de forma segura e confiável. Exclusivos filtro e visor transparentes permitem ainda que consumidor veja o produto que está sendo adquirido.
O coordenador do Programa Troca Inteligente, Felipe Santos, avalia que esse sistema une a qualidade dos lubrificantes Mobil, conhecida mundialmente, à transparência rigorosa no controle dessa qualidade. “A Mobil é a única marca que apresenta uma solução em lubrificação automotiva completa como essa, que ainda oferece inúmeras vantagens aos mais diferentes públicos e conta com um sistema logístico moderno e único de abastecimento em todo território nacional”, afirma Santos.
Vantagens aos consumidores
Com o Troca Inteligente o veículo recebe a medida exata de óleo determinada pelo fabricante e o cliente paga apenas a quantidade consumida, sem precisar se preocupar com o desperdício do óleo restante ou com a embalagem. “No caso de um automóvel que necessita de 5,5 litros de lubrificante, por exemplo, o consumidor precisa comprar 6 litros. Com a troca a granel paga apenas pelo que consumir, o que gera uma economia de até 20%, dependendo do produto”, informa a gerente.
Benefícios aos revendedores e às oficinas
Para o revendedor, o óleo a granel também é mais barato. Além disso, como não depende das embalagens plásticas de litro, o programa evita custos de espaço, logística e mão de obra que seriam dedicados ao controle de estoque e armazenamento. Outra questão é que devido ao plástico ser contaminado pelo lubrificante, as revendedoras ou oficinas precisam, por lei, contratar uma empresa de reciclagem especializada para retirada do lixo, o que gera um custo adicional de até 400 reais por mês.
Respeito ao meio ambiente
A troca a granel apresenta um procedimento sustentável que elimina a fabricação de milhares de embalagens plásticas. Além de evitar o desperdício das embalagens, o programa Troca Inteligente resguarda o meio ambiente de contaminações. “No caso da rede de franquias Zip lube, parceira da Mobil, por exemplo, 80% das trocas são feitas com óleo a granel, ou seja, pelo menos 120 mil embalagens deixaram de ser produzidas e descartadas, além do papelão das caixas das embalagens. É uma excelente forma da empresa e do cidadão contribuírem para uma sociedade mais consciente e responsável”, comenta Santos.
Serviço:
Troca Inteligente da Mobil
Mobil Oil Express
http://mobil.cosan.com/pt-br/revendedor/ofertasespeciais/mobil-oil-express/onde-encontrar
SAC 0300 789 3996
Zip lube
https://www.ziplube.com.br/lojas/
SAC 0800 947 1000

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.