
Responsáveis por importantes mudanças na marca sueca, o modelo Volvo 850 está comemorando 25 anos. O veículo revolucionou sua época com a tração dianteira e motor transversal de cinco cilindros, além de ser em 1995 o primeiro veículo a oferecer airbags de impacto lateral e, em seguida, a tração integral.
O modelo estreou no em junho de 1991 no Globe Arena em Estocolmo, capital da Suécia, como um dos maiores investimentos industriais do país. Muitos anos se passaram e o 850 passou por inúmeras evoluções.
A Volvo explica que o Volvo 850 é derivado da série 700, e teve o seu projeto batizado de Galaxy, que resultou em dois modelos: um sueco e outro holandês. A tecnologia empregada na série foi desenvolvida em conjunto. Depois os times se separaram. A Volvo Car B.V, na Holanda, passou a atuar sobre o que viria a ser a série 400, enquanto a Volvo Cars, na Suécia, desenvolveu a série 850.
O primeiro modelo apresentado foi o 850 GLT, com seu motor aspirado de 20 válvulas que gerava 170 CV. Durante a fase de desenvolvimento, a Volvo trabalhou ativamente para fazer desse modelo um carro ágil, que oferecia grande prazer de condução. Parte disso passou por encontrar, com sucesso, o correto ruído na admissão e no escape.
A versão seguinte do 850 foi apresentada em fevereiro de 1993: uma station wagon. As características típicas da Volvo estavam ali presentes, como a traseira com forte queda para aproveitar ao máximo a capacidade de carga do bagageiro. Um novo recurso de estilo, entretanto, foram as extensas lanternas que cobriam toda a coluna D. Posteriormente, a versão station wagon foi premiada no Japão com o “Grande Prêmio de Design de 1994”, assim como na Itália, com “A Mais Bela Station Wagon”.

A série 850 logo ganhou novas opções de motores. O modelo que mais chamaria atenção foi lançado no Salão de Genebra, em 1994. Com sua cor amarela distintiva, o T-5R teria a fabricação de 2.500 unidades. O motor turbo com intercooler produzia 240 CV e torque de 330 Nm. O carro era equipado com spoilers especiais, tubos de escape quadrados e rodas de liga leve de aro 17. As vendas do modelo foram esgotadas em poucas semanas. Assim, o mesmo número de modelos pretos foram produzidos e, finalmente, um último lote de 2.500 unidades na cor verde-escura.
1994 foi também o ano em que a Volvo voltou para as pistas de corrida – e o fez de uma forma bem atraente. Quando dois 850 se alinharam para a estreia da temporada no circuito de Thruxton, no sul da Inglaterra, eram duas station wagons na largada. Competindo com o modelo na mais prestigiada competição de carros de série da Europa, o Campeonato Carros de Turismo Britânico (BTCC), a Volvo atraiu para si enorme atenção. Com a companhia investindo fortemente na equipe Tom Walkinshaw Racing, os dois carros foram guiados pelo sueco Rickard Rydell e pelo holandês Jan Lammers. Em 1995, as station wagons foram praticamente tornadas ilegais por mudanças na regra da competição, fazendo com que a Volvo disputasse o campeonato com a versão sedã. Ao final dessa temporada, Rickard Rydell ficou em 3º lugar.
Desde o início, a imprensa chamou o Volvo 850 como “o carro mais seguro do mundo” e, em 1995, atingiu um novo patamar em termos de segurança. Nesse ponto, foi o primeiro veículo produzido em série com airbags de impacto lateral.
O 850 AWD – veículo com tração integral da empresa, lançado em 1996 – foi pioneiro para a Volvo. O 850 All Wheel Drive tinha tração nas quatro rodas com acoplamento viscoso automático, que distribuía a potência entre as rodas dianteiras e traseiras. O modelo era equipado com motor com leve pressão de turbo que produzia 193 CV, e foi o antecessor dos modelos de tração integral para a série XC.
1996 foi o último ano do 850 em produção. Quando os modelos passaram por uma sensível reestilização no ano seguinte, tiveram suas especificações alteradas para dar origem ao sedã S70 e a station wagon V70. Um total 1.360.522 unidades foram produzidas nas versões originadas da série 850.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.