Monroe apresenta dicas de excelência em atendimento nas oficinas

Monroe apresenta dicas de excelência em atendimento nas oficinas

Com objetivo de auxiliar os empresários da reparação, Monroe apresenta dicas de excelência em atendimento de cliente nas oficinas mecânicas. Segundo Juliano Caretta, supervisor de Treinamento Técnico da marca, oito fatores devem ser considerados pelos reparadores para garantir a satisfação e fidelidade do consumidor.

No Brasil, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a manutenção de veículos movimenta cerca de R$ 128 bilhões todos os anos. No país, há mais de 100 mil oficinas, sendo que a maioria é de pequeno porte e gera mais de 750 mil empregos diretos e indiretos.

Oficinas mecânicas desempenham um papel fundamental na manutenção e reparo de veículos, garantindo a segurança e a eficiência dos automóveis que transitam em nossas ruas e estradas.

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Neste sentido, vale destacar que além da competência técnica, outros fatores podem ajudar na hora de encantar e fidelizar um cliente.  Confira as oito dicas de Juliano Caretta, Supervisor de Treinamento Técnico da DRiV, grupo detentor das marcas Monroe e Monroe Axios, para que as oficinas mecânicas, autocenters e retíficas possam oferecer serviços de alta qualidade e ainda se destacarem no mercado:

  1. Diagnóstico Completo e Detalhado

Antes de iniciar qualquer serviço, é essencial realizar um diagnóstico completo e adetalhado da situação do veículo, compartilhando as informações com o cliente. A transparência nessa etapa é fundamental para estabelecer a confiança no relacionamento e garantir a compreensão do que precisa ser feito.

  1. Orçamento Justo e Abrangente

Elabore um orçamento que inclua todos os itens necessários para garantir a segurança do consumidor. Desta forma, o cliente tem à sua disposição o custo total do serviço. Isso evita surpresas desagradáveis no momento do pagamento e é a base para estabelecer uma relação de confiança com o cliente.

  1. Aceite o Serviço com Condições Ideais

Apenas realiza um serviço se tiver a certeza de que pode atender às expectativas do cliente. Certifique-se de possuir o conhecimento, as ferramentas e os equipamentos adequados para realizar o trabalho com excelência, evitando improvisos que podem comprometer a segurança do veículo.

  1. Domine os Procedimentos

Não faça “gambiarras” ou adaptações. Siga rigorosamente as especificações dos fabricantes e dos componentes instalados. Isso garante a integridade do automóvel e a segurança do cliente.

  1. Trabalhe com Marcas de Qualidade

Utilize peças e componentes de marcas reconhecidas no mercado, com garantia de fábrica. A qualidade dos materiais utilizados influencia diretamente no resultado do serviço.

  1. Cumprimento de Prazos e Transparência

Respeite os prazos acordados com o cliente e siga o “check-list” de sua oficina. Seja transparente quanto ao tempo necessário para concluir o serviço, evitando promessas vazias e decepções.

  1. Teste de Forma Abrangente Antes da Entrega

Antes de devolver o veículo ao cliente, realize testes apurados para garantir que tudo esteja em perfeito funcionamento. “Essa etapa é essencial para a segurança do cliente e a qualidade do serviço prestado”, destaca Caretta.

  1. Pós-Venda e Satisfação do Cliente

Não se esqueça do pós-venda. Após a entrega do veículo, entre em contato com o cliente para verificar a sua satisfação com o resultado do serviço. Isso fortalece o relacionamento e possibilita consequentemente a sua fidelização.

Conclusão:

Serviços mal prestados nas oficinas mecânicas podem resultar em retrabalhos, insatisfação do consumidor e prejuízos financeiros. Problemas como acidentes devido às falhas mecânicas podem ocasionar a perda de clientes, e consequentemente, a redução de seu faturamento.

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