Um dos primeiros programas de relacionamento do mercado de reposição, Monroe Club completa 25 anos com ações para reparadores de todo país. Nesse período, mais de 3.800 estabelecimentos se associaram ao projeto, que promove a capacitação contínua e oferece benefícios exclusivos para aplicadores do Brasil.
Por isso, a DRiV, divisão para o mercado de reposição do grupo Tenneco, líder no fornecimento de soluções para a indústria automotiva global para suspensão, comemora em 2024 o 25º aniversário do seu inovador programa de relacionamento, o Monroe Club.
Destinado ao mercado de reposição automotiva e lançado no Brasil em 1999, o Monroe Club tem sido uma parceria essencial entre a fabricante e os aplicadores, para a promoção contínua do desenvolvimento profissional dos participantes, e, consequentemente, na satisfação dos consumidores.
Há 25 anos, o aumento da frota circulante, com a diversificação de diferentes marcas e modelos e a crescente presença de veículos importados demandavam novas estratégias no mercado de reposição. O conceito de manutenção preventiva ganhava destaque na indústria, acompanhando as mudanças no perfil de compra dos clientes.
Diante deste cenário, o programa Monroe Club foi criado, estabelecendo-se como uma ferramenta pioneira na relação entre fornecedores de componentes automotivos e aplicadores, tornando-se rapidamente uma referência no setor.
Leia a Revista Oficina News completa
Ao longo dos anos, o número de associados alcançou mais de 3.800 estabelecimentos, confirmando sua relevância no desenvolvimento do segmento de reposição automotiva, que se beneficiou a partir da melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados aos consumidores. Para isso, sua concepção se baseou nos seguintes objetivos:
- Fortalecer o relacionamento entre a marca e o mercado: criar uma rede sólida entre as marcas Monroe e Monroe Axios e os profissionais do setor, promovendo a colaboração mútua e a troca de informações técnicas entre ambos;
- Capacitação e Atualização: oferecer treinamentos presenciais e virtuais, com conteúdos técnicos, comerciais e de gestão, para o aprimoramento constante das habilidades dos associados, frente às demandas do mercado;
- Benefícios Exclusivos: reconhecer e recompensar os parceiros com vantagens exclusivas, incentivando a participação nas atividades do programa. Entre elas estão a identificação dos reparadores associados como “Parceiro de Excelência” e a indicação prioritária destes estabelecimentos para os consumidores, nos canais oficiais da Monroe e da Monroe Axios. Além disso, a oferta de um programa de pontos, no qual os associados podem adquirir produtos e serviços especiais a partir da pontuação acumulada pela venda de produtos das marcas, contribuindo assim, para o alto engajamento dos participantes.
“O sucesso do Monroe Club é inegável. A cada ano, ele se renova, mantendo sua essência fundamental: fortalecer relacionamentos e proporcionar benefícios tangíveis”, comemora Juliano Caretta, supervisor de treinamento técnico da DRiV e coordenador do Monroe Club. “Ele é mais do que uma ação de relacionamento. É uma ferramenta para a promoção dos valores das nossas marcas junto aos nossos clientes, com benefícios que só nossos associados desfrutam.”
Parcerias de sucesso
Destacam-se entre os principais parceiros, alguns dos principais marketplaces do país para o programa de recompensas com a troca de pontos e fornecedores de produtos e serviços oferecendo vantagens exclusivas ao associado Monroe Club. Além disso, uma grande opção de fornecedores de serviços, voltados para os associados, compõe a grade de benefícios. Entre eles, está a Oficina Amiga da Mulher, especializada em oferecer cursos voltados para a capacitação de mulheres no segmento de reparação e no atendimento inclusivo nas oficinas mecânicas.
As oficinas e os autocenters de todo o país também possuem uma relação sólida com a Monroe e Monroe Axios. “Quando iniciamos nossas atividades, em 2021, a primeira marca que buscamos para estabelecer uma parceria foi a Monroe, por meio do Monroe Club. Os treinamentos oferecidos são essenciais para o nosso crescimento profissional. Quem não faz parte desta iniciativa fica para trás”, comenta Glauber Veronezze Grieco, fundador da Miami Pneus, em Campinas/SP. “Após dois anos e meio de parceria, fomos agraciados com a linda fachada da loja que a Monroe nos proporcionou. Hoje ela é referência em Campinas. Tem clientes que passam na frente dela à noite só para tirar foto e marcar em nossa página do Instagram.”
Para Sergio Luiz Roth, proprietário da Prisma Pneus, com operações em Ponta Grossa e Prudentópolis, no estado do Paraná, “o destaque são os cursos e treinamentos, oferecidos para as equipes de reparação e vendas, além de palestras para a administração, que proporcionam um conteúdo de excelência e qualificação para o setor de reparação automotiva”. A rede é associada do programa desde seu lançamento, em 1999.
Segundo Daniel Fabbris Neto, diretor nacional de vendas da DRiV, o sucesso do Monroe Club comprova o comprometimento da companhia com o mercado reparador e a forte aliança entre ela e seus clientes. “À medida que o Monroe Club celebra seus 25 anos, olhamos para o futuro com entusiasmo. Continuaremos a fortalecer laços, capacitar profissionais e oferecer benefícios diferenciados. E, em 2024, vamos celebrar juntos os 50 anos das operações fabris dos amortecedores Monroe no Brasil e os 65 anos da Monroe Axios, especializada em componentes para suspensão”, finaliza o executivo.
Como participar
Os interessados em se associar ao Monroe Club podem entrar em contato pelo 0800 7711321 ou pelo e-mail monroeclub@monroe.com.br.
Há uma taxa anual simbólica, com renovação automática. As redes de oficinas e autocenters participantes recebem descontos progressivos, conforme a quantidade de estabelecimentos inscritos.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.