Motocicleta Yamaha MT-03 chega em versão mais agressiva

Motocicleta Yamaha MT-03 chega em versão mais agressiva

Seguindo a família MT, a motocicleta Yamaha MT-03 chega em versão mais agressiva e com novo visual. Esta é a segunda geração do modelo, considerado versátil e ágil naked que apesar do novo design externo, mantém a essência de torque brutal do DNA Master of Torque.

A motocicleta Yamaha MT-03 com suas 320 cilindradas é destaque na categoria middle street premium, e carrega em seu design a personalidade dos traços marcantes, agressivos e robustos MT Series, como a MT-07 e MT-09.

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A engenharia da marca afirma que neste modelo foi utilizado o conceito do Steel Bull (Touro de Aço), que exalta o volume e a massa muscular em sua parte dianteira, com as novas entradas de ar em conjunto com o tanque, também inteiramente novo, resultando em uma aparência imponente.

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Este conceito de design é chamado pela Yamaha de “visualização de performance”, onde o design por si só transmite a sensação de velocidade, agilidade e de leveza, características comuns da MT Series.

Motocicleta Yamaha MT-03 chega em versão mais agressiva

Na parte frontal da nova MT-03, o design do farol foi inspirado no da MT-09 e possui luzes de posição que lembram os olhos de um predador. Todo esse conjunto óptico é inteiramente em LED, assim como os piscas, que garantem eficiência e maior segurança na pilotagem.

O tanque de combustível está 31,4mm mais largo e sua altura foi reduzida em 20mm para melhorar a ergonomia, promovendo um melhor encaixe das pernas do piloto e aumentando seu apoio durante as curvas. Todas essas evoluções não alteraram a capacidade total do tanque, que é de 14 litros.

Motocicleta Yamaha MT-03 chega em versão mais agressiva

O modelo traz um painel totalmente digital com caracteres grandes, indicadores reposicionados e excelente contraste. Seu novo visual é arrojado, com um layout limpo e leitura ainda mais fácil e dinâmica, o piloto visualiza com facilidade as informações no painel, evitando distrações no momento da pilotagem.

Ele é super completo, traz informações como indicador de combustível, indicador de marcha, conta-giros, indicador de consumo instantâneo e médio, hodrômetro total e 2 parciais, relógio, indicador de troca de óleo e temperatura do líquido de arrefecimento. Nele ainda estão as luzes indicadoras de setas, sistema de injeção, farol alto, neutro, pressão do óleo e Shift Light, que é extremamente funcional em uma motocicleta de caráter esportivo.

O Shift Light, muito utilizado em modelos de alta cilindrada, é uma luz de advertência para indicar que a rotação para a troca de marcha foi atingida. Na MT-03 ele pode ser ajustado facilmente de acordo com a preferência do condutor, seja na rotação do motor (disponível a partir dos 7.000 rpm), no nível de luminosidade (com três opções), e na forma de acendimento (intermitente ou fixa).

Motocicleta Yamaha MT-03 chega em versão mais agressiva

Motocicleta Yamaha MT-03 chega em versão mais agressiva: DNA Master of Torque

Graças ao seu consagrado motor de alta performance, o mesmo utilizado na YZF-R3, que disputa o Campeonato Mundial de Super Sport 300 no World Superbike, a MT-03 é capaz de oferecer respostas rápidas ao acelerador, força em baixas e médias rotações e ainda empolgar nos giros mais altos.

O bicilíndrico em linha da MT-03 tem capacidade cúbica de 321 cc, e sua concepção é moderna, tanto no projeto quanto nos processos e materiais nobres empregados em sua construção. Conta com duplo comando (DOHC -Dual Over Head Camshaft), 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica e é capaz de gerar potência e torque máximos de 42,01cv a 10.750 rpm, e 3,02 Kgf.m a 9.000 rpm, respectivamente.

Os pistões em alumínio são forjados (similar aos utilizados em motos de competição), e o cilindro utiliza tecnologia DiASil Yamaha, uma liga de Alumínio e Silício que proporciona menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho em performance.

Parte do caráter impetuoso da MT-03 se deve a sua eletrônica de última geração. Ela é equipada com uma ECU de 16 Bit, cuja função é gerenciar o moderno sistema de alimentação que, em conjunto com a injeção eletrônica, é capaz de fazer com que a mistura de ar e combustível chegue na proporção correta e de forma rápida à câmara de combustão. Com isso, a queima é mais eficiente, resultando em um consumo de combustível mais equilibrado e contribuindo para uma entrega mais contundente de potência e torque.

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Agilidade para qualquer situação

Em sua segunda geração, a MT-03 evoluiu, passando a ser equipada com amortecedores invertidos do tipo USD (Up Side Down) com tubos de 37mm e curso de 130mm, capazes de garantir um incrível equilíbrio entre leveza, agilidade e desempenho esportivo, já característicos do modelo.

A maior vantagem da suspensão invertida está em sua capacidade de oferecer maior controle e estabilidade na pilotagem. Em função da maior rigidez do conjunto, este tipo de suspensão é mais resistente a torções, principalmente em entradas de curvas e nas frenagens.

Na traseira, a suspensão da MT-03 utiliza o sistema do tipo Monocross, com balança assimétrica em aço, amortecedor único com sete regulagens na pré-carga da mola e curso 125mm.

Outro importante fator que contribui na agilidade e sobretudo na facilidade de ser pilotada com ciclística amigável, que proporciona ótima condução, que atende a pilotos iniciantes ou com mais experiência. Ela conta com um chassi em aço do tipo Diamond com dupla trave superior, que concilia resistência com leveza, promovendo estabilidade e firmeza na pilotagem. Seu entre eixos é de 1.379mm, seu ângulo de cáster tem 25 graus e seu peso é apenas de 169 kg em ordem de marcha.

O escapamento do tipo 2 x 1, conta com sistema de Catalizador de 3 vias para redução de emissão de poluentes, câmara de expansão, que reduz ruídos e melhora a performance, e sua ponteira com desenho arrojado e dimensões compactas, é posicionada junto ao centro do chassi para favorecer a centralização de massa. O benefício dessa concepção pode ser sentido no ótimo equilíbrio na pilotagem esportiva e em sua reconhecida estabilidade.

Além da agilidade e estabilidade, outra admirável qualidade da MT-03 é a elevada capacidade de frenagem. Na dianteira, o modelo é equipado com um competente sistema formado por uma pinça de duplo pistão e um disco ventilado do tipo flutuante com generosos 298mm de diâmetro. Na traseira, o conjunto é formado por um disco ventilado é de 220mm, e por uma pinça com pistão único.

Tanto o freio dianteiro quanto o traseiro contam com sistema ABS. Seja nas frenagens bruscas de emergências ou em condições em que o piso ofereça baixa aderência – como em dias chuvosos ou asfalto sujo – ele evita que as rodas travem, minimizando riscos e aumentando a segurança.

A motocicleta Yamaha MT-03 estará disponível na rede de concessionárias Yamaha a partir da segunda quinzena de setembro e terá três opções de cores: o cinza fosco (Ice Fluo), o azul metálico (Racing Blue) e o preto metálico (Midinight Black). Seu preço público sugerido será de R$ 25.490,00+frete.

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