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Batemos um papo com José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone, que nos falou um pouco sobre esse assunto. Segundo ele, é importante utilizar as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante do veículo. “As partes do carro foram projetadas para interagirem de forma equilibrada. O uso de pneus e rodas diferentes altera este equilíbrio”, comenta.
Quadrelli conta que os produtos da marca voltados para vans e furgões são projetados com o formato do ombro arredondado que proporcionam maior dirigibilidade e precisão. Seus amplos sulcos proporcionam melhor desempenho em pistas molhadas. Além disso, a tecnologia aplicada na banda de rodagem promove desgaste uniforme e silencioso até o fim de sua vida útil.
Ele afirma ainda que, assim como para os pneus de passeio, a calibragem deve ser feita semanalmente de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo. “A calibragem correta permite aumentar a vida útil do pneu e auxilia, inclusive, na redução de consumo de gasolina”, diz. O transportador não pode esquecer-se também de calibrar o pneu estepe.
Alinhar a suspensão e balancear os pneus sempre que o veículo sofrer impactos fortes, principalmente, quando o veículo trafegar em terrenos irregulares, na troca de pneus, ao serem substituídos componentes da suspensão ou quando o veículo estiver “puxando” para um lado ou a cada dez mil quilômetros é uma forte recomendação. “Manter o pneu em condições adequadas permite melhor desempenho do veículo e possibilita mais conforto ao dirigir”, observa Quadrelli.
Além das dicas do gerente, a Bridgestone tem ainda outras recomendações para o uso inteligente dos pneus de carga, vamos conferir:
- Fazer o rodízio de pneus: com periodicidade a ser definida em função de fatores operacionais e das práticas de manutenção do usuário.
- Evitar sobrecarga no veículo: excesso de peso compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de estouro ou de alterações estruturais importantes.
- Fazer a manutenção preventiva de todo o veículo: amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus.
- Utilizar o pneu indicado para cada tipo de aplicação: rodar na cidade com um pneu destinado ao uso na terra (fora de estrada) provocará perdas no consumo de combustível, na estabilidade e na durabilidade das peças do veículo.
- Observar periodicamente o indicador de desgaste da rodagem (TWI): este indicador existente em todo pneu mostra o momento certo para se efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com o pneu careca.
- Não permitir o contato do pneu com derivados de petróleo ou solventes: estes produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas.
- Evitar a direção agressiva, com freadas fortes e mudanças bruscas de direção: nunca ignore a existência de lombadas, buracos e imperfeições de piso. Os melhores motoristas são aqueles que, mesmo rápidos, sabem poupar seus veículos e pneus.
https://www.oficinanews.com.br/dicas/bridgestone-mostra-dez-curiosidades-sobre-os-pneus-e-sua-construcao/
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.