Para garantir a segurança do veículo, Nakata alerta para os sinais de desgaste da suspensão. Segundo a empresa, prevenir ainda é o melhor remédio para não ter gastos desnecessários com o seu veículo, além de evitar o transtorno de ficar parado no trânsito, com o veículo quebrado, já que a manutenção preventiva é 30% mais barato do que a reparação corretiva.
Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”
A fabricante recomenda ficar atento aos itens de suspensão, responsável pela estabilidade, segurança e conforto do automóvel. “O sistema de suspensão, composto por amortecedores, molas, braços, pivôs, barra estabilizadora, entre outros componentes, interfere na dirigibilidade e conforto do veículo, envolvendo diretamente a segurança dos ocupantes”, adverte Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, lembrando que a falta de estabilidade pode fazer com que o motorista perca a direção do carro em uma curva e provoque graves acidentes.
Os motoristas devem ficar atentos a alguns indícios de desgaste de amortecedores. “Além da perda de estabilidade em curvas, vazamento de óleo, balanço excessivo após freadas e arrancadas, ruídos na suspensão, pular excessivo das rodas, redução do contato entre pneu e solo e desgaste irregular de pneus podem indicar que os amortecedores estão comprometidos”, enfatiza.
Nakata alerta para os sinais de desgaste da suspensão
Alguns cuidados básicos, entre eles, não exceder a carga máxima permitida, fazer alinhamento e balanceamento de rodas, não realizar alterações das características originais e utilizar peças de qualidade são dicas importantes para evitar o desgaste prematuro dos amortecedores. Segundo o técnico. Recomenda-se revisar o sistema de suspensão a cada 10 mil quilômetros ou a qualquer mudança de comportamento do veículo.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.