Com a função de garantir a dirigibilidade do veículo, a Nakata mostra atuação de componentes do sistema de suspensão do veículo.
Segundo a especialista, o sistema de suspensão é responsável por atenuar os impactos sofridos pela roda e por assegurar que o pneu esteja em contato com as vias, está liado diretamente à estabilidade e dirigibilidade do veículo, bem como ao conforto dos ocupantes. Por ser um sistema tão importante, ligado à segurança do carro, a Nakata recomenda conhecer bem cada item que o compõe e sobre o funcionamento dessas peças.
Os itens mais conhecidos do sistema de suspensão são os amortecedores, que atuam com as molas, e, juntos, absorvem impactos recebidos pelo automóvel ao trafegar pelas ruas. Flexível e fabricada em aço, as molas também sustentam o peso do automóvel e mantém a carroceria distante das rodas. Já o coxim do amortecedor fixa o amortecedor no monobloco e permite que a coluna da suspensão rotacione com o volante.
Leia a Revista Oficina News completa
Conhecido também como junta esférica, o pivô liga as partes móveis e fixas do veículo, é a conexão entre as rodas e o sistema de direção, enquanto a barra estabilizadora liga as duas colunas de suspensão e transfere igualmente entre as rodas.
A bandeja de suspensão ou braço oscilante liga a coluna ao chassi, é o apoio para a suspensão fazer o movimento oscilatório de subida e descida.
Ainda há outros itens na suspensão, entre eles, o batente, outro componente importante no sistema, que atua encaixado na haste do amortecedor; e as buchas, responsáveis por impedir o atrito de ferro com ferro e por permitirem que o braço oscilante se movimente sem provocar ruído.