Nas céus sobre as colinas de Zeltweg, um show. Na pista, um desastre (Foto Red Bull)
Num momento crucial para a renovação do seu contrato com a Mercedes, Nico Rosberg cometeu um erro antológico na corrida na qual o vencedor Lewis Hamilton sobreviveu a uma manobra deplorável do alemão, como mostra este vídeo. De volta aos boxes com o bico do seu carro destroçado, Rosberg saber do resultado obrido por Pascal Wehrleim: mais do que um pequeno e solitário ponto para a equipe Manor, seu décimo lugar foi um grande salto do novato alemão para garantir um equipamento mais competitivo para 2017. Quem sabe exatamente o mesmo que este ano é ocupado pelo ainda líder do campeonato.
Em uma corrida que transcorreu sem maiores disputas emocionantes, Nico Rosberg assumiu a liderança na volta 27, posição que só abandonou momentaneamente durante duas paradas para trocar pneus, mesma tática do seu companheiro de equipe Lewis Hamilton. Na fase final da prova o alemão tinha pneus super macios novos, mas que desgastaram mais rápido que os macios usados do inglês; não bastasse essa desvantagem, o Mercedes #6 já tinha um defletor quebrado e detritos de borracha – cortesia do pneus estourado do Ferrari de Sebastian Vettel – detalhes que contribuíram para deteriorar ligeiramente a aerodinâmica e equilíbrio do carro.
Nas voltas finais Hamilton mostrou-se mais eficiente ao negociar as ultrapassagens sobre retardatários e no início dos últimos 4.324 metros de corrida viu suas chances aumentarem quando Rosberg errou a tangência e perdeu ritmo na saída da curva 1. Na próxima curva, também à direita, Lewis ficou por fora e Nico por dentro, mas optou por um traçado tão bizarro quanto condenável para forçar o inglês a frear. O choque foi tão inevitável quanto o peso que ele carregará por toda a vida, independente de vencer ou não o campeonato deste ano. Dez segundos de penalização no resultado da prova foi uma penalização que não fez nem “cosquinhas” no orgulho ferido de Rosberg.
Não foi o primeiro acidente do gênero na F-1 – Alain Prost e Ayrton Senna, Michael Schumacher versus companhia limitada nos brindaram vários episódios do tipo -, muito menos na equipe Mercedes. A partir de agora, ordens de equipe deverão ser dadas claramente – ou nem tanto – e em caso de réplicas ou tréplicas será impossível manter os dois pilotos juntos por mais uma temporada.
Desgraça de uns, alegria de outros. Max Verstappen esteve próximo de conquistar sua segunda vitória na categoria e, mais vez, a Ferrari errou na estratégia de pit stops de Sebastian Vettel. As câmeras de TV mostraram claramente o estado do pneu traseiro direito minutos antes do estouro acontecer na reta dos boxes. Houve tempo para chamar Vettel aos boxes, mas isso não feito e novamente Kimi Räikkönen salvou a pátria de Maranello ao ocupar o terceiro degrau do pódio com sua peculiar expressão de alegria e felicidade.
A felicidade maior, porém, foi de Pascal Wehrleim cuja conquista tem muito a ver com os brasileiros que disputam a temporada da F-1, em particular Felipe Nasr: o ponto da Manor coloca o time inglês à frente da suíça Sauber e garante, por enquanto, importante vantagem financeira na partilha de lucros gerados pela comercialização dos direitos promocionais do campeonato.
Em Red Bull Ring, que os tradicionalistas conhecem desde os tempos que o autódromo era conhecido como Österreichring, ou mesmo Zeltweg, Felipe Nasr fez uma de suas melhores atuações da temporada, algo que pode ajuda-lo a definir para onde ele vai mudar no ano que vem. A situação na Sauber continua complicada e, mais uma vez, fala-se no aporte de investidores internacionais, história a ser conferida.
Mais sobre Wehrleim: como a Mercedes fornece motor para equipes mais competitivas que aquela onde ele descobre o caminho das pedras, ele bem poderia acabar promovido à uma vaga na Force India ou na própria Williams, possibilidade que já deve ter sido aventada no planejamento 2017 de Felipe Massa. Quem vê a F-1 de fora dos boxes nota que vice-campeão mundial de 2008 não tem a mesma motivação de antes, provavelmente porque seu equipamento também não acalenta sonhos mais ambiciosos. Até domingo os números que você vê aqui mostram a quantas anda o campeonato, que prossegue neste fim de semana com a disputa do British Grand Prix, que em terras latinas é mais conhecido como GP da Inglaterra, corrida que acontece no tradicional circuito de Silverstone.
Christian segue líder
A vitória nas 6 Horas de Watkins Glen, manteve o brasileiro Christian Fittipaldi o português João Barbosa na liderança do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, principal campeonato norte-americano da categoria resistência. A equipe Action Express de Fittipaldi e Barbosa fez dobradinha – Dane Cameron e Eric Curran terminaram em segundo lugar -, e o brasileiro Oswaldo Negri completou o pódio ao terminar em terceiro, junto com John Pew e Pla Michael. A próxima etapa da temporada acontece domingo que vem (10), no Canadian Tire Motorsport Park, em Clarington, no Canadá.
Di Grassi morre na praia, de novo
Pela segunda temporada consecutiva o brasileiro Lucas DI Grassi chegou ao final do Campeonato Mundial da F-E com chances de sair campeão. Tal qual aconteceu na temporada 2014/2015 – quando Nelson Piquet Jr saiu vencedor -, no certame 2015/2016 o brasileiro foi derrotado na última prova, desta vez por um erro seu e que gerou muita controvérsia. Na etapa final – uma rodada dupla no Battersea Park, em Londres -, pode ver a largada do brasileiro, que alinhou em terceiro, atrás de Nico Prost e Sebastien Buemi, na liderança. Na segunda curva uma freada arrojada acabou com Lucas e Sebastien fora da pista. O suíço conseguiu fazer a volta mais rápida da prova, o que lhe garantiu dois pontos extras e, consequentemente, o título. Terminada a prova Buemi não poupou críticas ao brasileiro, que declarou:
“Sébastien freou antes do normal e eu fui um tanto agressivo na minha tentativa porque eu sabia que tinha de passar o Nico naquela hora para permanecer na disputa. Quando tudo está em jogo, coisas assim podem acabar acontecendo, infelizmente”.
Nico Prost venceu as duas corridas do final de semana e garantiu os pontos suficientes para a E.Dams-Renault vencer entre as equipes. O resultado completo do campeonato, que também teve a participação dos brasileiros Bruno Senna e Nelson Piquet Jr, você encontra aqui. A temporada 2016/2017 começa dia 9 de outubro, em Hong Kong e está prevista para ser disputada em 12 etapas, sendo que as duas finais, em Montreal (15 e 16 de julho) e Nova York (29 e 30 de julho) terão duas corridas.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.