No Tech Drive confira a avaliação da Nissan Frontier S com motor diesel 2.3l de 160 cv. Simples e objetiva. A picape Nissan Frontier na versão S, a mais básica, certamente é uma boa opção para o transportador que usa a picape para trabalhar, afinal, sua caçamba aguenta mais de uma tonelada.
Em termos de visual, temos um modelo clean, por fora e por dentro. Os para-choques são da cor da carroceria, os faróis têm máscara negra, e as rodas de liga leve 16” com calota central. Conforto básico para os ocupantes: ar-condicionado, trio elétrico e direção hidráulica.
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Mas em relação às tecnologias de assistência ao motorista, a picape capricha, oferece de série, freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), controles de tração e estabilidade (VDC – Vehicle Dynamic Control), controle automático de descida (HDC), sistema de auxílio de partida em rampa (HSA) e acionamento eletrônico de tração (2WD e 4WD high/low).
Na parte interna, com toda a simplicidade de uma cabine de entrada, som e conectividade são opcionais, neste modelo não tinha. O quadro de instrumentos é de fácil visualização, com computador de bordo simples e indicador de troca de marchas. Mas fez falta um sensor de ré na hora de manobrar os mais de 5 metros do veículo. Mimos que deixaram a gente mal acostumada nos últimos anos quando não tem.
A Nissan Frontier na versão S é equipada com o motor 2.3L 16 válvulas, Turbo Diesel simples, com Intercooler e injeção direta de combustível. A transmissão é manual de seis marchas, conferindo ao modelo a potência de 160 cv @ 3.750 rpm e torque de 41 kgfm @ 1.500 ~2.500 rpm.
A capacidade da caçamba é de 1.054 litros com quatro ganchos de fixação, protetor de caçamba e a capota marítima são opcionais. A suspensão traseira é robusta, com sistema multilink e molas helicoidais. Segundo a engenharia da marca, suspensão dianteira de arquitetura com braço duplo assistido por barra estabilizadora ganhou nova geometria, o que ajuda para quem trabalha com a picape.
Ficha técnica
Motor: | 2.3L 16 válvulas, Turbo Diesel c/ Intercooler e Injeção Direta |
Combustível | Diesel |
Cilindrada | 2.298 cm³ |
Potência | 160 cv @ 3.750 rpm |
Torque | 41 kgfm @ 1.500 ~2.500 rpm |
Transmissão | Transmissão manual de 6 marchas |
Tração | 4×4 |
Direção | Hidráulica |
Rodas e Pneus | Liga leve 16 – 255/70 R16 All Season |
Freios | Discos ventilados dianteiros e tambores traseiros com sistema ABS de 4 canais e 4 sensores com controle eletrônico de distribuição de força (EBD) |
Suspensões | Suspensão dianteira Braço duplo com barra estabilizadora (double wishbone)
Suspensão traseira Multilink com molas helicoidais e eixo rígido com barra estabilizadora |
Tanque de combustível | 80 litros |
Dimensões e pesos
Comprimento | 5.264 mm |
Largura | 1.850 mm |
Entre-eixos | 3.150 mm |
Altura | 1.826 mm |
Capacidade de carga | 1.005 kg |
Capacidade da caçamba | 1.054 litros |
Carga máxima rebocável (sem freio) | 750 kg |
Peso em ordem de marcha (Std A) | 2.030 kg |
Peso Bruto Total (PBT) | 3.035 kg |
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.