Goodyear Oxygene
Reconhecida por muitas inovações, a Goodyear mostra os pneus que prepara para o futuro. A fabricante conta que entre as novidades terão pneus que não são substituídos, para carros voadores e modelos sustentáveis.
A marca, reconhecida mundialmente pelos pneus-conceito que desenvolve, mostra seus modelos, alinhados a alguns dos principais desafios do mundo moderno, principalmente em soluções de mobilidade.
Os últimos quatro anos, por exemplo, foram muito ativos para o time de inovação e desenvolvimento. Um excelente exemplo de inovação apresentado nesse ano diretamente do estúdio de design da empresa em Bruxelas (Bélgica) é o modelo Goodyear Recarregável, cujo principal diferencial é a autorregeneração.
Com um composto biodegradável que se adapta para mudar a textura da banda de rodagem, o pneu atende às necessidades individuais de cada veículo e, inclusive, simplifica radicalmente o processo de substituição dos pneus.
Outra grande inovação lançada pela companhia ano passado é o Goodyear Aero, apresentado no Paris Aero Show, um dos maiores eventos de aviação do mundo. Trata-se de um modelo para os carros voadores do futuro. Quando aplicado no veículo, os pneus funcionam também como hélices, que é a propulsão e permitindo o voo.
Goodyear mostra os pneus que prepara para o futuro
E, em linha com as demandas sustentáveis e preservação do meio ambiente, chama a atenção o pneu-conceito Goodyear Oxygene, lançado em 2017 no Salão de Genebra (Suíça) e que, inclusive, veio ao Brasil para o Salão do Automóvel de São Paulo naquele mesmo ano. O modelo propõe uma visionária solução para uma mobilidade urbana mais limpa, conveniente, segura e sustentável.
Com uma estrutura única, que conta com musgos vivos que crescem dentro da parede lateral do pneu, aliada a um desenho inteligente da banda de rolamento que absorve e faz circular a umidade da água presente na superfície das ruas e estradas, o pneu permite que os musgos capturem CO2 da atmosfera para realizarem a fotossíntese, gerando a liberação de oxigênio para o ar.
Em uma região metropolitana como a de Paris (França), com cerca de 2,5 milhões de veículos, o uso do Goodyear Oxygene nos veículos significaria gerar, praticamente, 3.000 toneladas de oxigênio e absorver mais de 4.000 toneladas de dióxido de carbono, por ano.
Anunciado em 2017 no Salão de Genebra e trazido para o Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, abrindo comemorações 100 anos da Goodyear no Brasil, o Goodyear Eagle 360 Urban é um pneu esférico que funciona para todos os lados e de acordo com os impulsos eletroeletrônicos de acordo com as sugestões de um carro autônomo.