
Comercializado em versão única de motorização (1.6 16V DVVT), o JAC T50, novo SUV da JAC Motors chega este mês no mercado brasileiro. O lançamento será equipado com a caixa automática tipo CVT, com 6 marchas programadas eletronicamente.

Deixando de lado o motor 1.5 JetFlex, o novo JAC T50 adota o mesmo trem de força do T40 CVT. O motor desloca 1,6 litro de capacidade cúbica, possui quatro válvulas por cilindro e variador de fase no comando de admissão e no de escape – daí a designação DVVT (Dual Variable Valve Timing). Segundo o fabricante, o sistema garante torque nos baixos regimes e potência nas altas rotações, pois altera o tempo de abertura e fechamento das válvulas de acordo com a necessidade instantânea do motor.
E tudo isso sem deixar de observar o consumo de combustível, que é aprimorado pelo recurso do “start-stop”. Movido a gasolina, ele desenvolve a potência de 138 cv a 6.000 rpm e 17,1 kgfm a 4.000 rpm de torque máximo. Com uma calibração adequada ao gosto do consumidor brasileiro, que aprecia respostas rápidas ao comando do acelerador, a TCU (Transmission Control Unit) do T50 não permite aquele “delay” habitual de transmissões tipo CVT.
A JAC afirma que o modelo faz 198 km/h de velocidade máxima e 0 a 100 km/h em 11,3 segundos. O JAC T50, além de todos os dispositivos eletrônicos que o assessoram nas frenagens, possui um conjunto mecânico com discos ventilados nas rodas da frente e discos sólidos na traseira. O detalhe “esportivo” fica por conta dos cálipers vermelhos nas quatro rodas.
O novo JAC T50 conta com kit multimídia, feito pela JAC Motors China, com mirror link e tela de 8 polegadas. “Além do kit multimídia, o grande destaque do T50 é o design. Salta aos olhos o estilo elegante, o ar de sofisticação do SUV da JAC. Mas isso não é tudo. Itens como ESP, assistente de partida em rampas, câmbio CVT com 6 marchas, luzes diurnas de LED e uma extensa lista de equipamentos fazem do T50 uma opção extremamente atraente ao cliente dessa faixa de preços”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors.
O design no T50, quarto SUV da marca no mercado nacional, conta na frente com a grade em formato de trapézio é caracterizada por aletas largas e uma massa preta que une os dois faróis e sustenta o logotipo da marca. O capô em forma de cunha e o para-choque com luzes de neblina complementam o conjunto.
Toda a parte interna do JAC T50 foi redesenhada a partir da geração anterior. O quadro de instrumentos possui dois grandes mostradores circulares: velocímetro e conta-giros. Neles, a parte central de cada instrumento revela o nível do tanque e o termômetro de água do motor, respectivamente. Já no meio dos mostradores, o motorista encontra as luzes-espia e o computador de bordo.
O volante de direção é multifuncional, ainda que, neste modelo, tenha aumentado a quantidade de controles e comandos quando comparado aos demais modelos da linha: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos.