Tech Drive: Nova Chevrolet Montana: motor 1.2 turbo com versatilidade
O nome é o mesmo, mas para por aí. A Nova Chevrolet Montana é outra picape, até a categoria mudou, agora é médio-compacta. O objetivo é encarar Fiat Toro e Renault Oroch, e vai encarar com louvor. Até porque, mesmo na última versão, nunca foi párea para a Fiat Strada, convenhamos. A picape da General Motors ficou maior, ganhou mais robustez, desempenho e tecnologia. Agora vai…
Com desenho e mecânica totalmente novos, andamos na versão topo de linha, Premier, que se comporta como um SUV com muita versatilidade. Vem com cabine dupla, espaço interno, segurança e conectividade, inaugurando a inédita caçamba Multi-Flex, que remete ao propósito de picape inteligente, com capacidade volumétrica de 874 litros.
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O conjunto mecânico começa por uma plataforma mais larga, assim como a Tracker, porém, com estilo, comprimento e calibração diferentes. Isso se torna necessário por conta da variação de condições de uso e reforços estruturais, preconizando sempre mais conforto e a melhor dirigibilidade da categoria, vazia ou carregada.
Segundo a engenharia da marca, a suspensão traseira traz um sistema de duplo batente de rigidez variável, que ajuda a manter o veículo estável e confortável. Em curvas tem resposta precisa da direção, com baixa rolagem e inclinação da carroceria, o que facilita o controle e traz maior sensação de confiança ao volante.
Um engenho novo, é o 1.2 Turbo Flex, que rende 133 cavalos de potência e 21,4 kgfm torque, com uma calibração customizada para melhor performance para uma picape. Dessa forma, trabalha numa faixa de rotação mais baixa, mais silencioso e menos poluente.
Sua construção adota um bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, e correia dentada imersa em óleo, que proporciona funcionamento mais silencioso que o sistema de correntes e está livre de manutenção até 240 mil km.
Em relação aos equipamentos tecnológico, a picape oferece seis airbags, alerta de ponto cego, faróis Full LED com regulagem de altura e acendimento automático, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento com câmera de ré, chave inteligente com partida por botão, tampa da caçamba com alívio de peso na descida, carregador de smartphone sem fio, Wi-Fi nativo, sistema OnStar e aplicativo para comandar funções do carro remotamente. E ainda a central multimidia Mylink com diversas e atuais funções.
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.