Com primeira renovação, Nova Fiat Toro chega com desenho renovado e motor turbo flex. Especialista em picapes e dona da liderança há mais de 20 anos com a Strada, a Fiat lançou a Toro em 2016 com uma nova proposta. O Sport Utility Pick-up (SUP), conceito que combina o conforto e dirigibilidade de um SUV com a força, a robustez e a praticidade de uma picape.
As alterações foram em quatro pilares principais: design, performance, conectividade e tecnologia e segurança. Começando pelo desenho exterior, a Nova Fiat Toro ganhou modernidade.
Assista ao vídeo de lançamento no nosso canal:
Na dianteira, novo capô, grade, rodas e bullbar integrado ao para-choque, além do Logo Script e a Fiat Flag, assim como a Strada. A picape também ganhou interior completamente renovado, com novo painel de instrumentos e console central. A mudança permitiu quase dobrar para 26 litros a capacidade de armazenamento dos porta-objetos.
Leia a Revista Oficina News completa
Em relação à performance, a principal novidade foi a introdução de um novo motor turbo flex, equipado com a tecnologia MultiAir III da Stellantis. Trata-se de um sistema eletro-hidráulico, que permite o controle totalmente flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão, além do controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível do motor em operações de baixa e média carga.
Dessa maneira e com a ajuda de novos componentes internos, o propulsor Turbo 270 gera 185 cv de potência máxima a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a incríveis 1.750 rpm abastecido com etanol. Quando o combustível é gasolina, sua potência é de 180 cv no mesmo regime, assim como o torque.
A Fiat deixou disponível para a Nova Fiat Toro as seguintes opções de powertrain: o inédito motor Turbo 270 (nas configurações Endurance, Freedom e Volcano), a Nova Fiat Toro oferece o motor 2.0 16V turbo diesel (MultiJet II), combinado ao sofisticado e eficiente câmbio automático de última geração de 9 marchas nas versões Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra, sempre com tração 4×4 e capacidade de carga de carga total de uma tonelada.
A picape dispõe também do propulsor flexível EtorQ Evo 1.8 16V na versão de entrada, com 139 cv de potência. Ambos os conjuntos estão atrelados ao câmbio automático de 6 velocidades e à tração 4×2.
Outros sistemas disponíveis são o Novo E-Locker com TC+, que faz o travamento das rodas, porém realizado de forma eletrônica pelo controle eletrônico de estabilidade (ESC), o Novo sistema ESC Off (4×4 Low) e o ABS Off Road.
Nos modelos topo de linha, a grande aração é a nova central multimídia de até 10,1”, posicionado de maneira vertical, que oferece plataforma completa de serviços conectados, em parceria com a TIM, e conteúdos inéditos no mercado brasileiro, com toda conveniência em uma nova experiência para o usuário, além de carregador de smartphone sem fio.
A Nova Toro traz versões com motores flex ou diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas. Para atender todos os gostos e necessidades de transporte, trabalho ou lazer.
– ENDURANCE 1.8 FLEX AT6 – R$ 114.590
– ENDURANCE TURBO 270 FLEX AT6– R$ 119.590
– FREEDOM TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 131.890
– FREEDOM TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 164.390
– VOLCANO TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 144.990
– VOLCANO TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 177.690
– RANCH TURBO DIESEL AT9 4×4– R$ 185.490
– ULTRA TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 187.490
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.