
A linha 2026 da Nova Ford Transit acaba de ser apresentada com duas novas versões e tecnologia de série para aumentar a segurança, a eficiência e a produtividade do transportador.
Entre as novidades, a marca destaca a arquitetura eletrônica, painel digital, central multimídia e sistemas de assistência ao motorista que tornam a condução mais segura. Além disso, toda linha teve garantia estendida de 1 para 2 anos.
Em termos de visual, a van também recebeu incremento, com um novo logo Ford na dianteira e a assinatura Transit na traseira. O interior ficou mais tecnológico e ergonômico, com um ganhou painel de instrumentos de 8”, central multimídia de 12” e mais equipamentos de assistência ao motorista de série, que ajudam a reduzir os riscos de acidentes e evitar a parada do veículo para reparos.
🔧🧑🔧 Leia a Revista Oficina News completa
👉 Acompanhe no Insta: @revistaoficinanews
Falando das novas versões, a gama passa a oferecer a Furgão Cargo, com PBT de até 4,0 t, e a Vidrada Longa que pode ser usada em diversas aplicações, ambas com rodado simples. Segundo a marca, o rodado simples é uma opção que, em determinadas aplicações, amplia o aproveitamento de espaço e reduz os custos com pneus e pedágio. Todas as novidades da linha são focadas no cliente comercial, para aumentar a produtividade e reduzir o custo operacional do veículo – estratégia que tem pavimentado o crescimento da Ford no segmento.
Versões e equipamentos
A Nova Transit disponibiliza 22 modelos das versões chassi, furgão, minibus e elétrica que permitem mais de 60 configurações para diversos tipos de aplicação. A Transit Chassi dispõe das versões curta ou longa (PBT de 3,5 a 4,7 t), com transmissão manual. A Transit Furgão tem as versões de 10,7 m3, 12,4 m3 e Cargo (PBT de 3,5 a 4,0 t), manuais ou automáticas.
A Transit Minibus oferece versões de 15 ou 18 lugares e as vidradas curta ou longa (PBT de 4,1 a 4,6 t), manuais ou automáticas. Já a elétrica E-Transit, além da versão chassi, tem os furgões de 9,5 m3, 10,7 m3, 11,0 m3, 12,4 m3 e 15,1 m3 (PBT de 3,5 a 4,2 t). 3 Todos os modelos da linha estão mais equipados.
A Transit Chassi agora traz retrovisores com rebatimento elétrico, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, farol de neblina, piloto automático, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado digital e alarme perimetral, com preço a partir de R$ 282.900.
A Transit Minibus ganhou sistema de monitoramento de ponto cego, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado digital e alarme perimetral.
Ela continua a oferecer também piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre, sistema de manutenção na faixa, câmera de ré, farol de neblina, sensor de estacionamento dianteiro, farol alto automático, sensor de chuva, alerta de colisão e estribo elétrico automático, por R$ 354.900.
Essa mesma lista de equipamentos é oferecida também na Transit Furgão, que custa a partir de R$ 297.900. A E-Transit tem preço sob consulta. Como oferta de lançamento a Nova Transit conta com condições exclusivas de financiamento, desde taxa zero até prazos de 60 meses, com entrada reduzida e carência.
A linha oferece duas opções de cores, Branco Oxford e Prata Lunar, as mais procuradas pelo mercado, por facilitar o processo de modificação e a revenda.
Tecnologia com propósito
Todos os avanços tecnológicos da Nova Transit têm como foco dar a melhor segurança, eficiência, produtividade e resultado operacional para o cliente. A sua nova arquitetura eletrônica, oito vezes mais rápida, aumenta a capacidade de gerenciamento de todos os módulos do veículo. Além de tornar a conectividade e os diagnósticos mais rápidos, ela possibilita atualizações over-the-air para futuros aperfeiçoamentos.
O novo painel digital colorido de 8” da van é o maior do segmento. Ele melhora a visualização dos medidores, ajustes e funcionalidades de viagem e inclui um sistema Eco que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica.
A central multimídia SYNC 4 com tela de 12”, de série em todos os modelos, também ajuda a reduzir as distrações do motorista. Além de controles do ar-condicionado, modos de condução e ajustes gerais do veículo diretamente na tela, tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
Potente, confiável e robusta
O motor 2.0 EcoBlue diesel da Nova Transit, com potência de 165 cv e torque de 39,7 kgfm, se destaca pelo excelente desempenho em todas as faixas de rotação. O turbo de geometria variável e a correia banhada em óleo contribuem para o baixo nível de ruído e grande durabilidade.
As duas opções de transmissão da Nova Transit, manual de seis velocidades e automática de 10 velocidades, já foram testadas e comprovadas em diferentes veículos da marca, rodando milhões de quilômetros em aplicações severas.
Há também os quatro modos de condução – Normal, Eco, Escorregadio e Rebocar/Transportar –, que otimizam o desempenho em cada situação de rodagem. A transmissão automática, com conversor de torque, proporciona trocas rápidas e suaves. Ela foi especialmente calibrada junto com a tração traseira e o sistema auto start-stop, único na categoria, para entregar a melhor eficiência no dia a dia.
Além de reduzir a fadiga e distrações do motorista, ela tem um custo de manutenção cerca de 70% menor comparado a uma transmissão manual. A durabilidade do chassi, da suspensão e dos demais sistemas da linha também foi testada e homologada pela engenharia da Ford no Brasil para as exigências do nosso mercado.
Custo e segurança
A Nova Transit foi desenvolvida para oferecer o menor custo operacional e máxima disponibilidade do veículo, dois itens essenciais para o negócio do frotista. Os modelos diesel têm garantia de 24 meses, sem limite de quilometragem, e a garantia da E-Transit continua a ser de três anos, ou 100.000 km.
Outra novidade é o sistema de monitoramento inteligente da vida útil do óleo (5W30) que indica o momento ideal para troca, junto com as revisões a cada 20.000 km ou 12 meses, mais um fator de economia.
O custo total de operação da Nova Transit, segundo uma estimativa da marca, é cerca de R$ 90 mil menor que o da principal concorrente, considerando elementos como manutenção, cesta de peças de colisão, seguro e consumo de combustível num período de cinco anos ou 200.000 km.
“A Transit tem também conectividade embarcada de fábrica sem custo adicional, que reduz a chance de paradas inesperadas, outra vantagem importante para o cliente”, destaca Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.
A Nova Transit conta com a melhor classificação de segurança da categoria, o selo Platinum do Euro NCAP na Europa, mesmo padrão oferecido na América do Sul. Sua estrutura projetada com aços de ultra-resistência e liga de boro se completa com as melhores tecnologias semiautônomas de assistência ao motorista.
“Essa segurança também se traduz em economia, pois reduz o risco de acidentes e seus prejuízos incalculáveis, seja no reparo do veículo e na perda de receita enquanto ele está parado, seja nos danos a pessoas e à carga”, explica Daniel Santos. ‘Vale lembrar que 42% dos acidentes de trânsito são causados por falta de atenção, distração e cansaço. E a segunda maior causa, 39%, é a desobediência à sinalização e excesso de velocidade.”
Novas soluções
A Ford Pro apresenta também novas soluções na área de venda e pós-venda. O serviço de veículos por assinatura Ford Go Frotas dá aos clientes a opção de montar ou expandir sua frota sem desembolso de capital, pagando um valor fixo mensal sem se preocupar com impostos, documentação, emplacamento, revisões e seguro do veículo. Assim, pode investir em outras áreas do negócio.
Todas as versões da Nova Transit estão disponíveis por esse sistema, que já responde por 10% das vendas de veículos comerciais da marca. A Transit Chassi, por exemplo, tem assinatura a partir de R$ 8.845,00. No pós-venda a novidade é o Serviço Móvel Ford, que faz a manutenção do veículo no local desejado pelo cliente, com técnicos qualificados, peças originais e ganho de tempo, aumentando a disponibilidade da frota para o trabalho. Ele começa a ser oferecido em março, em regiões selecionadas do Brasil.
Os clientes da Ford Pro contam com o suporte das 128 concessionárias da Rede Ford no Brasil para atender todas as suas necessidades nas áreas de vendas, peças e serviços. “Seja um pequeno empreendedor ou grande frotista, a nossa rede está capacitada para dar atendimento prioritário ao cliente comercial com a qualidade e agilidade que ele precisa, pois sabe que o seu negócio depende do veículo”, diz Guillermo Lastra.