A Saveiro Cabine Dupla da Volkswagen chega às concessionárias bem atualizada, em termos de tecnologia embarcada, e com o compromisso de oferecer conforto e utilidade para o lazer e o trabalho.
Disponível em três versões de acabamento e com duas opções de motores, a linha passa a contar com sete configurações, entre cabine simples, cabine estendida e cabine dupla, com motorização 1.6l MSI com potência de 104 cv e 120 cv (etanol). A Saveiro Cabine Dupla marca também a estreia da versão Highline, com visual e conteúdo diferenciados.
Dessa forma, seguindo a nomenclatura global da Volkswagen, a linha 2015 do utilitário será oferecida nas versões Startline (cabine simples), Trendline (cabines simples, estendida ou dupla), Highline (cabine dupla) e Cross (cabines estendida ou dupla). A versão aventureira está equipada com o novo motor 1.6l MSI, da família EA211, de até 120 cv. O restante da linha traz o consagrado motor 1.6 MSI, de até 104 cv. Combinado a ambos os motores, está o câmbio manual de cinco marchas MQ200-5F, reconhecido por sua precisão de funcionamento.
Com o compromisso de acomodar cinco adultos confortavelmente, o habitáculo da Saveiro Cabine Dupla conta com 1.339 mm e mais espaço para as pernas entre o banco traseiro e dianteiro, superando o modelo concorrente.
O conjunto de suspensões da Saveiro confere à picape Volkswagen a robustez de um veículo de carga com a dirigibilidade de um automóvel de passageiro, porque a suspensão dianteira é independente, tipo McPherson, formada por molas helicoidais com barra estabilizadora, desenhada para um carro de passeio. Já o sistema traseiro é formado por um eixo interdependente com braços longitudinais e molas “super progressivas”. Na versão Cross, a suspensão traseira ainda conta com barra estabilizadora.
Inovação em todas as versões
Trendline – Na versão de entrada da Cabine Dupla, a Saveiro já traz freios a disco nas quatro rodas, com as funções ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), que funciona como um alerta para evitar colisões traseiras.
Também está equipada de série com o sistema MSR (Motorschleppmomentregelung ou Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor, além do GMA (Giermomentaufbauverzögerung ou Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito.
Voltada para o trabalho e o lazer, a Saveiro Trendline Cabine Dupla também já sai de fábrica com direção hidráulica, vidros com acionamento elétrico e travamento central.
Outras novidades são os três apoios de cabeça no banco traseiro, cintos laterais traseiros com três pontos de fixação e recolhimento automático, desembaçador do vidro traseiro e a tomada de 12V adicional na parte de trás da cabine.
Highline – Além de todos os recursos presentes na versão Trendline, a nova versão Highline da Saveiro Cabine Dupla recebe ar-condicionado, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina, para-brisa degradê, alarme Keyless e volante multifuncional.
Com ajustes elétricos dos espelhos retrovisores também de série, a Saveiro Highline Cabine Dupla oferece a função “tilt down”, que regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio quando a marcha à ré é engatada. Ao desengatá-la, o espelho retorna exatamente à posição em que estava ajustado previamente.
O I-System com ECO Comfort também é equipamento standard na versão Highline, que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel.
Tanto a versão Trendline como a Highline são equipadas com o motor 1.6l MSI. Com quatro cilindros e oito válvulas (duas válvulas por cilindro), esse propulsor oferece potência máxima de 101 cv (74 kW), com gasolina, e 104 cv (76 kW), com etanol – ambos a 5.250 rpm. O torque máximo é de 15,4 kgfm e 15,6 kgfm, respectivamente, a 2.500 rpm.
Cross – A Saveiro Cross, que já vinha na versão cabine estendida, passa a contar com a carroceria de Cabine Dupla equipada, além dos itens da configuração Highline, com volante multifuncional, coluna de direção ajustável e freios a disco nas quatro rodas.
O controle de estabilidade (ESC) é outro diferencial de série da Saveiro Cross, bem como os freios ABS com função off-road. Função adicional do sistema ESC, o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem) é outro recurso inédito entre as picapes compactas cabine dupla, bem como o sistema ASR (Antriebsschlupfregelung) de controle de tração, que auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência.
Já o EDS (Elektronische Differenzialsperre), ou bloqueio eletrônico do diferencial, funciona em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, e o HHC (Hill Hold Control), ou controle de assistência de partida em rampa, funciona em aclives acima de 5%.
Todas essas inovações dão desempenho superior à Saveiro Cross Cabine Dupla, tornando a picape Volkswagen a melhor desempenho de seu segmento. A versão Cross estreou o motor 1.6l MSI no primeiro semestre desse ano.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.