Novas parcerias melhoram a produtividade nas retíficas

O Conarem (Conselho Nacional de Retíficas de Motores) aproveitou a Automec para apresentar novidades às retíficas, com o objetivo de ampliar o relacionamento com fornecedores por meio de parcerias.

oficinanews_Laguna

José Arnaldo Laguna, presidente da entidade, explica como é fundamental investir em treinamento da equipe e trabalhar bem o crédito, bem como ter estratégias para ficar à frente da concorrência.

Para auxiliar a rede de retíficas associada, a entidade firma diversas parcerias com fabricantes do setor, como a Takao Importadora, que possui mais de 16 mil itens, como anéis, pistões, bielas, bronzinas, buchas e arruelas, para veículos nacionais, importados e empilhadeiras, que, em breve, estará fornecendo para a Rede União Nacional de Peças, central de negócios para compra de peças de motores, parceira do Conarem, que permite reduzir custos de mercadores e elevar a competitividade das retíficas.

Já a Riomaq conta com amplo pacote de produtos voltados para o segmento, como fresadora de assento de válvulas, retificadora de válvulas, testes de trinca de cabeçotes, mandriladora de mancais, prensa hidráulica, aquecedor de bielas e lavadora de peças. A fabricante, neste ano, inicia também a produção da máquina de virabrequim e de coluna.

Outra parceria, que está gerando benefícios ao segmento, é a Deutz, que fabrica motores a diesel, a gás, grupo geradores, motores ferroviários, marítimos e para bombas contra incêndio, contando, entre seus diferenciais, com a eficiência da assistência técnica baseada na rede Conarem, dando suporte pós-vendas em todo o território nacional e a disponibilidade peças.

Com a Yanmar, empresa que nomeou todas as retíficas credenciadas Conarem, tornando uma ótima parceira, pois comercializa motores estacionários, equipa grupos geradores e máquinas para a construção civil, além das linhas agrícolas e marítimas. Além dos benefícios comerciais, disponibiliza aos retificadores seu Centro de Treinamento, que possui amplo cronograma para capacitar os técnicos para prestarem um serviço de alta qualidade.

A entidade também renovou a parceria com a KS e a Cummins. A KS fornece componentes para mais de 2 mil motores diferentes por meio das marcas Kolbenschmidt (KS) e Pierburg. “A empresa também contribui com a melhoria do negócio de retíficas, oferecendo diversas formas de treinamento”, ressaltou.

Há treinamentos intensivos, dedicado conforme a necessidade das retíficas, cursos de montagem de motores em Nova Odessa, assistência técnica na fábrica, treinamento virtual, programa de treinamento para o montador, bem como folhetos técnicos.

Já a Cummins que há dois anos vem nomeando muitas retíficas Conarem, reposicionou sua política de preços, tornando 3,4 mil itens mais competitivos. “Uma oportunidade para comprar peças originais”, enfatiza.

Read Previous

Sindirepa-SP premia os melhores fornecedores na opinião dos reparadores

Read Next

MAN Diesel & Turbo mostra motor a gás com turbo de duplo estágio