Com renovações no visual e tecnologicas, Novo Chevrolet Tracker combina motor turbinado com inovação. Na onda dos motores turbo, a Chevrolet Tracker já estava na estrada, já que usava o conjunto 1.4 turbo desde o modelo 2017. Mas se dá para melhorar, por que não? Assim, a marca americana equipou o Novo Tracker 2021 com suas opções de motorização turbo 1.0T e 1.2T, ganhando, principalmente em economia, além de seguir a tendência de motores menores e mais eficientes.
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A versão do nosso teste foi a topo de linha, Novo Chevrolet Tracker Premier com motor 1.2 turbo. Antes de falar do design que foi todo remodelado e do espaço interno, que ficou maior, vamos falar do conjunto mecânico, que também evoluiu e ficou mais moderno.
Como dissemos, a engenharia da marca buscou eficiência energética, baixo custo de manutenção e ótima dirigibilidade. Conseguiu encontrar a fórmula exata para alcançar esses três pilares, investindo em tecnologias inovadoras.
Utilizando o downsizing, a GM conseguiu economia de combustível de até 17%, muito pela estrutura do propulsor 1.2 turbo com três cilindros, capaz de gerar 133 cv de potência máxima e 21,4 kgfm de torque, isso porque está acoplado numa transmissão automática de seis velocidades.
Segundo a marca, o Novo Tracker 1.2T tem desempenho semelhante modelos com motor 2.0L aspirados e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,9s.
A construção permite que o motor trabalhe numa faixa de rotação mais baixa, utilizando bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, entre outros sistemas, como o novo gerenciamento eletrônico.
Outras inovações na engenharia do motor compreendem o volante com sistema de dupla massa suspensa, que absorve de forma mais eficiente as vibrações provenientes do motor para a transmissão; a correia dentada imersa em óleo, que é mais silenciosa e prevê manutenção apenas em 240 mil km; e a otimização do virabrequim para que os pistões fiquem deslocados do centro dos cilindros para menor atrito da movimentação.
A ótima dirigibilidade se destaca por conta de uma arquitetura modular nova e otimizada para este modelo, além de ter ficado mais leve. A suspensão ganhou um ajuste mais fino, com uma nova calibração da direção elétrica, que mescla esportividade e conforto de acordo com o tipo de rodagem.
O SUV compacto da Chevrolet ficou muito mais moderno na parte externa, com um design arrojado e esportivo. Ganhou ainda diversos recursos tecnológicos de segurança e conectividade, como Wi-i e alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma de emergência.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.