Tech Drive: Fizemos a avaliação do Novo Citroën C3 1.0, equipado com motor eficiente e com preços de carro popular.
Uma missão bem desafiadora: resgatar os bons resultados de vendas da primeira geração do modelo. Assim o Novo C3 inaugurou o mercado no ano passado com opções concretas para o motorista, inclusive com a volta do motor 1.0 l, que veio da fusão da Stellantis.
Justamente a versão que avaliamos, simples e eficaz, daqueles compactos que são pau pra toda obra. Com um toque de modernidade, o hatchback evoluiu em quesitos que eram necessários e manteve outros que já devam certo, como a altura mais elevada do solo com a posição mais alta para dirigir.
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Falando do motor, já fazia tempo que o C3 não entregava uma opção mais popular, e para isso temos o 1.0 Firefly, um conjunto aspirado, que está em vários modelos da Fiat, e oferece uma arquitetura otimizada, com três cilindros, sendo duas válvulas em cada um.
A engenharia da marca explica que a adoção de um único comando de válvulas com variador de fase reduz a perda de energia por conta da movimentação dos itens internos e atrito. Essa geometria faz que o rendimento do motor melhore em giros reduzidos, assegurando mais economia de combustível, com performance ajustada e redução dos índices de emissão de poluentes e de ruídos.
Dessa forma, é possível alcançar potência máxima de 75 cv com uso de etanol a 6.000 giros e 71cv quando abastecido com gasolina. O torque é de 10,7 kgfm a 3.250 rpm com etanol e 10 kgfm na mesma rotação com uso exclusivo de gasolina. Esse propulsor está equipado com o sistema HCSS, que elimina o tanquinho extra para partidas a frio. Esse conjunto está atrelado a um câmbio manual de cinco marchas à frente e uma à ré.
Ajustado, o Novo C3 utiliza a suspensão independente do tipo McPherson com barra estabilizadora na dianteira e eixo de torção com rodas semi independentes na traseira. A direção tem assistência elétrica com diâmetro mínimo de curva de 10,5 m, muito macia e proporciona ótima dirigibilidade.
Um detalhe muito legal do Novo C3 é o conjunto ótico, que se funde com o novo ícone da marca, os Deux Chevrons (dois Chevrons, em francês), que remetem às engrenagens bihelicoidais criadas por André Citroën. Assim, a dianteira do modelo revela linhas duplas que começam por meio das luzes de condução diurna (DRL) de leds nos faróis bipartidos e cruzam toda a dianteira até o centro, formando as linhas que identificam os carros da marca há mais de cem anos.
Motor
Posição: Dianteiro, transversal
Número de cilindros: 3 em linha
Diâmetro x curso: 70 x 86,5 mm
Cilindrada total: 999 cm³
Taxa de compressão: 13,2:1
Potência máxima: 71 cv (gasolina) / 75 cv (etanol) a 6.000 rpm
Torque máximo: 10 kgfm a 4.250 rpm (gasolina) / 10,7 kgfm a 3.250 rpm (etanol)
Nº de válvulas por cilindro: 2
Comando de válvulas: no cabeçote, com correia “silent chain” de alta durabilidade
Combustível: Gasolina/etanol
Transmissão
Câmbio manual: cinco marchas à frente e uma à ré
Relações de transmissão:
1ª – 4,273
2ª – 2,429
3ª – 1,520
4ª – 1,029
5ª – 0,765
Ré – 4,200
Diferencial – 4,600
Tração: dianteira
Sistema de freios
Com ABS/ESC/ASR/REF
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 252 x 22 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor 8” (diâmetro de 203 mm) autoajustável
Suspensão dianteira
Tipo: Independente, McPherson com barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados
Elemento elástico: Molas helicoidais
Suspensão traseira
Tipo: Eixo de torção com rodas semi independentes
Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados
Elemento elástico: Molas helicoidais
Direção
Assistência: Elétrica
Diâmetro mínimo de curva: 10,5 m
Rodas
Medidas: 5,5” x 15” – liga-leve
Pneus: 195/65 R15
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1.056 kg
Capacidade de carga: 410 kg
Dimensões externas/capacidades
Comprimento: 3.981 mm
Largura da carroceria: 1.733 mm (s/espelhos) 2.012 mm (c/espelhos)
Altura do veículo: 1.586 mm / 1.604 mm (com barra)
Distância entre eixos: 2.540 mm
Altura mínima do solo: 180 mm
Ângulo de entrada: 24°
Ângulo de saída: 38º
Volume do porta-malas: 315 litros (VDA) / 367 litros (NET)
Tanque de combustível: 47 litros
Performance
0 a 100 km/h: 16,3 s (gasolina) / 15,0 s (etanol)
Velocidade máxima: 160 km/h (gasolina/etanol)
Consumo PBEV
Urbano: 12,9 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)
Estrada: 14,1 km/l (gasolina) / 10,0 km/l (etanol)
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.