Novo Citroën C3 Aircross: motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT

Novo Citroën C3 Aircross: motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT

Tech drive: Avaliação do Novo Citroën C3 Aircross: motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT. Um SUV cheio de versatilidade, assim a Citroen apresenta o Novo C3 Aircross, muito, mas muito diferente do seu antecessor. A começar pelo motor 1.0 turbo, que casou muito bem com o modelo da marca francesa.

Em termos de visual, é um carro totalmente novo, com opção de sete lugares, e um desenho marcante, com luzes de condução diurna (DRL) de LEDs de série que se integram às barras cromadas da grade do radiador, adornado pela nova logo que traz o Duplo Chevron da Citroën. O visual mais musculoso tem as bitolas maiores com para-lamas alargados, que reforçam a robustez do SUV.

Mas é de baixo do capô que o Aircross tem seu principal atributo: o já reconhecido motor Turbo 200 da Stellantis. Com 999 cm³ de cilindrada é capaz de gerar até 130 cv de potência com uso do etanol e 125 cv com gasolina. São 200 Nm de torque, ou 20,4 Kgfm de torque a 1.750 rpm.

Novo Citroën C3 Aircross: motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

Sua construção de três cilindros inclui 4 válvulas cada um, comando de válvulas variável com sistema eletrohidráulico MultiAir III. O sistema de gestão eletrônica do motor faz um monitoramento contínuo do acionamento das válvulas, incluindo o duplo acionamento das válvulas de admissão em um mesmo ciclo do motor. A injeção de combustível é direta.

Combinado ao motor está o câmbio automático CVT de sete marchas e três modos de condução e opção de trocas sequenciais. Ao dirigir, o conjunto de trem de força se mostra muito bem encaixado, com ótimo desempenho para um propulsor 1.0, além da economia de combustível. O que mostra que o gerenciamento otimiza a eficiência energética, privilegiando rotações mais baixas.

Novo Citroën C3 Aircross: motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT

A suspensão foi calibrada para conter as mais diferentes imperfeições e buracos nas vias, utilizando a McPherson com barra estabilizadora na dianteira e dependente com eixo de torção na traseira. A direção é assistida eletricamente com 10,8 mm de diâmetro de giro. Um conjunto que se reflete em ótima dirigibilidade e suavidade nas manobras.

Novo Citroën C3 Aircross: motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT

Um interior confortável, com espaço de sobra para os ocupantes, e a opção de levar até sete passageiros num B-SUV. O ambiente para o motorista tem diferentes tecnologias e soluções com um novo painel digital TFT de 7 polegadas customizável, e a central multimédia Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay.

Oferece ainda recursos de segurança como controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, airbags laterais, assistente de frenagem de emergência, câmera e sensor de ré, ar-condicionado reforçado, direção com assistência elétrica progressiva inteligente e controlador de velocidade com limitador integrado.

Read Previous

Jurid orienta a lubrificação das pinças de freio para evitar travamentos

Read Next

Fremax coloca no mercado novas aplicações de discos de freio