A Renault deixou seu utilitário com cara mais imponente, na versão com motorização 2.0 e câmbio automático, ganhando em conforto, desempenho e tecnologia
Texto: Carolina Vilanova
Fotos: Edinho Paiva / Divulgação
A primeira vez que dirigi um Duster achei o carro legal, mas do tipo trambolhão. Mas parece que isso foi feito propositalmente pela engenharia da Renault no seu desenvolvimento. Utilizando a mesma plataforma do Logan, o modelo é robusto por natureza, e tem uma mecânica que já é reconhecida pelos profissionais do setor.
Agora, na versão 2016, o utilitário ganhou aprimoramentos e perdeu um pouco o jeito desengonçado e ganhou mais atitude e “boniteza”. Finalmente, conseguiram deixar o carro mais bonito e com espaço interno invejável.
A versão que testamos foi a Dynamique, como motor 2.0 e câmbio automático, que traz uma boa dose de conforto e tecnologia avançada, conseguida principalmente por meio de mais conectividade. Visualmente, o modelo está mais elegante e robusto, o que fica mais evidente por conta dos novos para-choques dianteiro e traseiro, da nova barra no teto e das novas rodas. E as novas lanternas e faróis que agora são de LED.
A Renault denominou o novo desenho do Duster de “mais musculoso”, principalmente nas laterais, onde ficam os contornos dos para-lamas dianteiros e traseiros. Novidades também na para-choque e na grade dianteiras, ambos novos.
A versão Dynamique com motor 2.0 16V ganhou 6 cavalos de potência w pasosu a desenvolver 148cv quando abastecido com etanol e 143cv com uso de gasolina, sempre a 5.750 rpm. No torque também teve ganho, cerca de 1 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 18,8 kgfm a 2.250 rpm, quando abastecido com etanol, e ganho de 0,5 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 17,9 kgfm a 2.250 rpm quando abastecido com gasolina, segundo a Renault.
Com estabilidade na hora de dirigir, câmbio automático de quatro marchas e a direção é hidráulica. O conjunto de suspensão conta com sistema semi-independente na dianteira com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais. Já a traseira tem o sistema do tipo MacPerson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais
Internamente, mais conforto e espaço, com acabamento de alta qualidade, mais suaves ao toque nas portas e nos bancos, e no painel a nova cor Black Piano. Além disso, o painel de instrumentos ganhou nova iluminação.
Destaque para a conectividade, já que agora o modelo oferece o Media NAV Evolution, com informações de trânsito em tempo real e possibilidade de acessar mídias sociais por meio de um aplicativo via smartphone, além de novas funções como: Temperatura externa, o Eco-Coaching e o Eco-Scoring.
O Novo Duster 2016 é oferecido com garantia de fábrica de três anos ou 100 mil quilômetros rodados e o plano de manutenção prevê revisões periódicas em intervalos de 10 mil quilômetros ou a cada ano de uso. Além disso, os proprietários contam como o apoio do Renault Assistance, um serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas por dia.
Ficha Técnica
Motor 2.0 16V Hi-Flex
Tração Dianteira (4×2)
Cilindrada 1.998 cm³
Diâmetro x curso 82,7 mm x 93,0 mm
Potência máxima 143 cv (gasolina) @ 5.750 rpm
148 cv (etanol) @ 5.750 rpm
Torque máximo 20,2 Kgfm (gasolina) @ 4.000 rpm
20,9 Kgfm (etanol) @ 4.000 rpm
Alimentação Injeção eletrônica multiponto sequencial
Câmbio Automático 4 velocidades
Relações de marcha 1ª…………….3,51:1
2ª…………….1,93:1
3ª…………….1,29:1
4ª…………….0,92:1
Ré……………3,48:1
Diferencial…3,48:1
Direção Hidráulica
Suspensão dianteira Semi-independente com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais.
Suspensão traseira Tipo MacPerson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais
Freios Sistema ABS, com discos ventilados de 269 mm de diâmetro na dianteira e freios traseiros com tambores de 229 mm de diâmetro
Rodas Liga leve
Pneus 205/60 R16
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.