O novo Fluence 2015 chega às concessionárias para incrementar o portfólio da Renault no segmento dos veículos sedãs médios, cuja representação de vendas do mercado brasileiro é de 8%, um dos mais concorridos, com a participação de mais de 10 concorrentes. O novo Fluence 2015 está disponível em quatro versões: Dynamique, Dynamique CVT, Dynamique CVT Plus e Privilège.
E com o objetivo de se destacar neste cenário, o novo Fluence 2015 chega com motor 2.0 16V Hi-Flex, com duplo comando de válvulas no cabeçote e duas opções de câmbio: 6 marchas manual, para quem não abre mão da esportividade, e o câmbio CVT X-Tronic, que proporciona uma troca de marchas com suavidade, sem trancos, e ainda contribui para a economia de combustível.
O propulsor desempenha 143 cv (etanol) / 140 cv (gasolina) a 6.000 rpm, com um dos maiores torques do segmento 20,30 kgfm (etanol) / 19,90 kgfm (gasolina) a 3.750 rpm.
Entre as novidades tecnológicas e de conforto da linha 2015 do Novo Fluence estão o novo sistema multimídia R-Link, com tela de 7 polegadas, com recurso multitoque semelhante aos smartphones e comando de voz para efetuar chamadas telefônicas; o ISOFIX, sistema de fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro; luzes LED na traseira e nos indicadores de setas nos retrovisores. Já as novidades externas do Novo Fluence 2015 são notadas com a nova frente, que agora segue a nova identidade de design global da marca.
Dynamique é a versão de entrada, composta por uma ampla lista de equipamentos, a começar pelo interior do modelo, que vem com painel digital, ar-condicionado automático dual zone, chave cartão hands free que permite travar e destravar as portas com maior facilidade e dar partida no motor sem a necessidade da chave no contato. Com relação aos itens de segurança, a versão de entrada do Novo Fluence 2015 vem com quatro airbags (dianteiros e laterais) e os freios ABS, e sistema Isofix, para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro.
Já a Dynamique CVT traz todos os equipamentos da versão de entrada, mais o câmbio CVT X-Tronic, que proporciona uma troca de marchas com suavidade. Para quem não abre mão da troca de marchas, também é possível optar troca sequencial de seis velocidades. O Dynamique CVT Plus, por sua vez, traz de série o inovador sistema multimídia R-Link, bancos em couro, com novos detalhes no layout, na linha 2015.
Privilège é a versão topo de gama, então equipada com todos os itens das versões Dynamique, mais faróis de xênon e teto solar, luzes LED nas setas integradas dos retrovisores, câmera de ré, rodas aro 17 polegadas, seis airbags (dianteiros, laterais e cortina), freios ABS com assistência de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), além de sistema de controle de estabilidade (ESP).
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.