Tech Drive: Novo Hyundai HB20: um compacto muito bem equipado. Dá pra entender por que o Hyundai HB20 vende tão bem quando se dirige um: atende às expectativas do seu consumidor. É simples, mas se depender do tanto de opcionais o proprietário está disposto a colocar, fica um carro bem completo.
A versão que testamos, a Platinum Plus, por exemplo, tinha de tudo, nem parecia um carro compacto, considerado um popular. Com a introdução do Hyundai SmartSense, o modelo ficou recheado de recursos de conforto e segurança.
Leia a Revista Oficina News completa
Um pacote de tecnologias para priorizar a segurança ativa (ADAS), que inclui prevenção de colisões dianteira e traseira, assistência de permanência e centralização em faixa, aviso de saída segura e monitoramento de ponto cego, além de partida remota do motor.
Aliás, todas as versões são equipadas com seis airbags, freios ABS com EBD, controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP e TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e assistente de partida em rampa (HAC).
Sobre a parte mecânica, vamos começar com o motor, que no nosso modelo era o Kappa 1.0 TGDI, construído num bloco com 3 cilindros e 12 válvulas, pensando em entregar o desempenho de um motor maior com o consumo de um motor compacto, seguindo o protocolo de emissões L7.
Segundo a engenharia da marca, o motor Kappa 1.0 TGDI é a evolução da versão aspirada tradicional, com a adição de alguns recursos importantes, como a injeção direta, o turbocompressor e o intercooler. O acionamento do comando de válvulas é feito por corrente. O câmbio é automático de seis velocidades, sendo que as trocas podem ser realizadas pelas aletas Smart Shift no volante.
Dessa forma, a potência do motor é entregue desde as rotações mais baixas, a partir de 1.500 rpm, chega a 120 cv tanto no etanol quando na gasolina, sempre a 6.000 giros. O torque é de 17,5 kgfm em ambos os combustíveis, a 1.500 rpm.
A suspensão tem eixo independente do tipo McPhersonna dianteira e eixo de torção na traseira. Os freios têm discos ventilados na frente e tambor atrás, e a direção tem assistência elétrica.
O novo Hyundai HB20 disponibiliza a central multimídia blueMedia, que traz tela de 8 polegadas, conectividade sem fio com smartphones via Google Android Auto ou Apple Car Play e botão para acionamento do comando de voz no volante.
Nossa versão contava com o novo Supervision Cluster, um painel de instrumentos totalmente digital, colorido e interativo, com diversas configurações e funcionalidades.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.