Novo Jeep Renegade: design e conectividade

No trânsito, olhe para os lados, com certeza você vai ver muitos “Renegades”, um carro que caiu no gosto do motorista brasileiro e que carrega o mérito de ser o primeiro modelo proveniente da fusão entre Fiat e Chrysler, que deu vida a FCA Fiat Chrysler Automobiles.

Chegou em abril de 2015, saindo quentinho do forno da linha de montagem da marca em Goiana/PE. É orgulho da casa e líder de vendas no segmento dos SUVs compactos, sem perder o toque icônico que vem dos utilitários da Jeep.

O Novo Jeep Renegade tem na grade dianteira com um redesenho nas tradicionais sete fendas sua característica mais marcante e adora usar isso no seu marketing. Nesta nova linha, ganhou aprimoramentos, e a iluminação frontal de LED ganhou evidência.

A versão que demos uma volta foi a Limited 1.8 Flex AT6, que destaca a mecânica confiável e reconhecida vinda da engenharia da Fiat e FPT. O motor 1.8 EtorQ EVO é uma evolução do EtorQ, mas com muitas diferenças, tanto que as peças não são as mesmas.

O propulsor usa um cabeçote completamente novo, novos coletores de admissão e escapamento, além disso adota a tecnologia de comando variável de válvulas e materiais com menor atrito.

As válvulas do cabeçote do EtorQ EVO, também contam com diâmetro maior, visando melhorar a eficiência volumétrica dentro do cilindro. Outro detalhe é a bomba de óleo variável.

Assim, o Jeep Renegade consegue atingir os 139 cv de potência quando abastecido com etanol e 135 cv com uso de gasolina, sempre a 5.750 rpm. O torque máximo é de 19,2 kgfm com etano e de 18,7 kgfm na gasolina, ambos a 3.750 giros. Por conta do comando variável, a curva de torque (entre 2.750 rpm e 3.750 rpm) proporciona uma pequena redução do consumo de combustível em relação ao antigo propulsor.

O câmbio que equipa essa versão é o automático de seis velocidades, um conjunto bastante robusto e com uma precisão muito boa na troca das marchas. A boa dirigibilidade é aumentada com a direção elétrica com pinhão e cremalheira.

As suspensões na dianteira e na traseira são do tipo McPherson com rodas independentes e as molas helicoidais. A FCA destaca o novo para-choque dianteiro, que proporciona ao modelo um amplo ângulo de ataque de até 28°, o que faz do modelo um desbravador de adversidades.

Para finalizar uma lista generosa de equipamentos, como controles de estabilidade (ESC) e de tração, freio de estacionamento eletrônico, tela multifuncional no quadro de instrumentos e rodas de liga leve, sistema de infotainment Uconnect 5”, com tela de toque e câmera de ré incorporada, entre outros.

 

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