No trânsito, olhe para os lados, com certeza você vai ver muitos “Renegades”, um carro que caiu no gosto do motorista brasileiro e que carrega o mérito de ser o primeiro modelo proveniente da fusão entre Fiat e Chrysler, que deu vida a FCA Fiat Chrysler Automobiles.
Chegou em abril de 2015, saindo quentinho do forno da linha de montagem da marca em Goiana/PE. É orgulho da casa e líder de vendas no segmento dos SUVs compactos, sem perder o toque icônico que vem dos utilitários da Jeep.
O Novo Jeep Renegade tem na grade dianteira com um redesenho nas tradicionais sete fendas sua característica mais marcante e adora usar isso no seu marketing. Nesta nova linha, ganhou aprimoramentos, e a iluminação frontal de LED ganhou evidência.
A versão que demos uma volta foi a Limited 1.8 Flex AT6, que destaca a mecânica confiável e reconhecida vinda da engenharia da Fiat e FPT. O motor 1.8 EtorQ EVO é uma evolução do EtorQ, mas com muitas diferenças, tanto que as peças não são as mesmas.
O propulsor usa um cabeçote completamente novo, novos coletores de admissão e escapamento, além disso adota a tecnologia de comando variável de válvulas e materiais com menor atrito.
As válvulas do cabeçote do EtorQ EVO, também contam com diâmetro maior, visando melhorar a eficiência volumétrica dentro do cilindro. Outro detalhe é a bomba de óleo variável.
Assim, o Jeep Renegade consegue atingir os 139 cv de potência quando abastecido com etanol e 135 cv com uso de gasolina, sempre a 5.750 rpm. O torque máximo é de 19,2 kgfm com etano e de 18,7 kgfm na gasolina, ambos a 3.750 giros. Por conta do comando variável, a curva de torque (entre 2.750 rpm e 3.750 rpm) proporciona uma pequena redução do consumo de combustível em relação ao antigo propulsor.
O câmbio que equipa essa versão é o automático de seis velocidades, um conjunto bastante robusto e com uma precisão muito boa na troca das marchas. A boa dirigibilidade é aumentada com a direção elétrica com pinhão e cremalheira.
As suspensões na dianteira e na traseira são do tipo McPherson com rodas independentes e as molas helicoidais. A FCA destaca o novo para-choque dianteiro, que proporciona ao modelo um amplo ângulo de ataque de até 28°, o que faz do modelo um desbravador de adversidades.
Para finalizar uma lista generosa de equipamentos, como controles de estabilidade (ESC) e de tração, freio de estacionamento eletrônico, tela multifuncional no quadro de instrumentos e rodas de liga leve, sistema de infotainment Uconnect 5”, com tela de toque e câmera de ré incorporada, entre outros.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.