O Mercedes-AMG C 63 chega ao mercado na linha de frente de sua categoria. Com estreia mundial no Salão do Automóvel de Paris, os novos veículos de alta performance são os únicos do segmento equipados com motor biturbo de oito cilindros.
O modelo V8 topo de linha do Classe C é oferecido em quatro versões – o sedã e a station são disponibilizados como Mercedes-AMG C 63 e C 63 S, esse último destinado a uma condução ainda mais dinâmica.
Com índice de consumo de apenas 8,2 litros por 100 quilômetros (norma NEDC, combinado), e impulsionado por um motor V8 biturbo 4,0 litros, o modelo alcança uma faixa de potência que varia entre 476 cv no C 63 a 510 cv no C 63 S.
O C 63 S acelera de 0 a 100 km/h em 4,0 segundos e o C 63 em 4,1 segundos (Estate: 4,1 e 4,2 segundos, respectivamente). A velocidade máxima é 250 km/h (limitada eletronicamente). Da mesma forma, a relação peso-potência de 3,4 kg/cv (C 63 S) e 3,6 kg/cv (C 63), coloca os novos modelos AMG V8 no alto dos rankings.
A chegada ao mercado euroupeu será em fevereiro de 2015 com o poderoso C 63 S sedã, com 510 cv. O C 63 com 476 cv e o C 63 S Estate (station wagon) chegarão em abril de 2015.
Motor feito à mão
A Mercedes-AMG GmbH é totalmente responsável pelo desenvolvimento e produção do motor V8 biturbo 4,0 litros, então fabricado na oficina de motores de Affalterbach, segundo o princípio “um homem, um motor”.
O M177 V8 biturbo 4,0 litros, membro mais novo da família de motores BlueDIRECT, é parente próximo do M178, coração do superesportivo Mercedes-AMG GT. Na sua composição, os dois compressores não estão posicionados do lado de fora das bancadas de cilindros, mas dentro do V central – o que os especialistas chamam de “hot inside V” (V interno aquecido). As vantagens são dimensões mais compactas, ótimas respostas e baixas emissões de escapamento.
A preparação da mistura ar-gasolina é realizada pelo sistema de injeção direta de combustível piezelétrico, utilizado exclusivamente pela Mercedes. O processo de combustão dirigido por aspersão foi desenvolvido ainda mais, para atender a futuras exigências da legislação.
Um novo item no C 63 S, inédito em seu segmento, são os coxins dinâmicos utilizados na montagem do motor, que resolvem o conflito de interesses entre conforto e dirigibilidade, reduzindo a vibração proveniente do conjunto motor/transmissão. Os coxins dinâmicos podem adaptar seu grau de firmeza suavemente, em frações de segundo, às condições de condução momentâneas e o estilo do motorista.
Uma grande parte da personalidade direta e esportiva do novo Mercedes-AMG C 63 também é atribuída à transmissão esportiva de sete marchas AMG SPEEDSHIFT MCT, que está ainda mais espontânea no modo “Sport +” e, em particular, quando operada manualmente. Esta melhora na resposta foi obtida pela otimização da parte física da transmissão e de seu software. Além disso, as borboletas de alumínio no volante Performance podem transmitir agora ainda mais rápido os comandos de troca do motorista, aumentando a sensação de dinamismo. As opções oferecidas são “Controlled Efficiency” (eficiência controlada), “Sport” e “Sport +” – além de “Race”, exclusiva do C 63 S. Os programas de direção “Sport” e “Sport +” aumentam a esportividade. Já o programa “Race”, exclusivo do C 63 S, é a regulagem mais perfeita para voltas rápidas em circuitos de corrida fechados.
O C 63 também é equipado com suspensão independente com grande proporção de componentes de alumínio, cinemática voltada ao dinamismo, amortecedores controlados eletronicamente e elastocinemática especial da AMG. Com a suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL, o condutor pode modificar as características em três estágios, desde o máximo de desempenho esportivo ao conforto para percorrer longas distâncias.
A suspensão dianteira do C 63 é tipo four-link (quatro braços) com freios baseados em carros de competição montados radialmente. Juntas de direção independentes e uma bitola mais larga permitem altas acelerações laterais. A suspensão traseira multibraços com cubos de rodas independentes, da mesma forma, tem cambagem altamente negativa. Para melhorar a tração e a dinâmica, o C 63 tem diferencial blocante mecânico na traseira, enquanto o C 63 S possui diferencial traseiro blocante eletrônico. Os dois diferenciais blocantes reduzem o deslizamento da roda interna sem intervenção dos freios. Desta forma, o motorista pode acelerar mais cedo nas saídas de curvas e o veículo mantém sua estabilidade nas frenagens em alta velocidade. O diferencial blocante também melhora a tração nas arrancadas. Comparado à solução mecânica, a vantagem do diferencial blocante traseiro eletrônico, que é equipamento de série no C 63 S, é um controle mais rápido e preciso, elevando assim os limites físicos de dirigibilidade. O sistema ESP (programa de estabilidade eletrônico) de três estágios, com as funções “ESP ON”, “SPORT Handling Mode” e “ESP OFF” é conectado perfeitamente ao diferencial blocante traseiro e afinado com precisão ao alto nível de desempenho do automóvel.
Já a direção eletromecânica sensível à velocidade garante uma condução precisa e ágil, que auxilia o motorista com suas respostas diretas e características otimizadas. Ela também possui assistência variável, adaptando a força de esterço à velocidade momentânea do veículo. O grau de assistência reage não apenas à velocidade, mas também de acordo com a aceleração lateral e o programa escolhido pelo AMG DYNAMIC SELECT.
Um sistema de freios de composto de cerâmica, de alta performance, é oferecido pela primeira vez como equipamento opcional para o C 63 S, e pneus esportivos opcionais garantem um perceptível e mensurável aumento na aderência.
Do ponto de vista visual, o sedã e a station wagon claramente pertencem à família Mercedes-AMG. Os exteriores do C 63 e do C 63 S são diferenciados por detalhes de design específicos.
No novo Classe C, a bitola maior e o poderoso oito cilindros levaram à criação de uma dianteira completamente diferenciada. O Mercedes-AMG C 63 tem para-lamas dianteiros de alumínio, alargados 14 milímetros de cada lado e trazendo a identificação “V8 BITURBO”. Além disso, a estrutura do monobloco foi reforçada em áreas específicas para compensar as extremas forças longitudinais e transversais geradas e transmitidas pelo trem de força e as rodas.
Uma gama de equipamentos opcionais permite que o Mercedes-AMG C 63 seja amplamente adequado às preferências individuais.
Exclusividade do C 63 “Edition 1”
O Mercedes-AMG C 63 e o C 63 S também são oferecidos, por ocasião de seu lançamento, nas versões “Edition 1”, com uma combinação de itens exclusivos de design e equipamentos. Há seis opções de pintura externa: branco polar, branco brilhante designo diamond, prata irídio metálica, prata paládio metálica, preto obsidiana metálico e prata irídio designo magno, acabamento exclusivo da AMG. A “Edition 1” é oferecida como sedã ou station e pode ser identificada exteriormente por vários elementos de design especiais, como rodas forjadas 8,5 x 19 e 9,5 x 19 com raios cruzados, pintadas de preto fosco com aros vermelhos. Os pneus são 245/35 R 19 na frente e 265/35 R 19 na traseira, e ainda há detalhes de frisos, molduras e demais adereços com cores e design diferenciado, inclusive no interior do veículo.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.