Revelado o Novo Nissan Sentra, que chega em sua oitava geração, com muitos atributos e mais funcional. Teve seu desenho todo renovado e vem nas versões Advance e Exclusive – a topo de linha, com visual marcante e arrojado, sem perder a esportividade e “musculatura” inspirados de outros sedãs da marca, como o Altima e o Maxima.
Com as linhas da cintura e teto flutuante baixos, o modelo exibe a assinatura de design da Nissan na grade “V-Motion”, nos faróis de LED e nas lanternas em formato bumerangue. A esportividade é reforçada com o teto solar, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 17 diamantadas e grade inferior no para-choque traseiro.
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Na parte mecânica, temos a 3ª geração da família de motores MR20DD, um 2.0 de ciclo Atkinson exclusivamente a gasolina, capaz de desenvolver 151 cavalos de potência a 6.000 rpm e 20 kgfm de torque a 4.000 giros.
Com a utilização do Ciclo de Atkinson, foi possível que válvula de admissão fique aberta por mais tempo durante a compressão. Dessa forma o motor trabalha com menor esforço, ajudando a reduzir o consumo e aumentar a eficiência. O motor tem também um eixo de balanceamento para reduzir vibração e ruídos.
A engenharia conta ainda que a válvula de controle de fluxo de ar tem múltiplas seções (Tumble Control Valve – TCV) para obter um fluxo de ar ideal na admissão, podendo abrir em vários ângulos nesse coletor. E conta ainda com EGR com refrigeração, sistema de recirculacao dos gases do escape para admissão para diminuir emissões.
Utiliza a injeção direta de combustível e tem acabamento interno espelhado, o que ajuda a reduzir o atrito dos cilindros e a melhorar o resfriamento para aumentar potência e torque. A tecnologia aplicada é a do aço spray, a mesma do superesportivo Nissan GT-R.
A cabeça do cilindro integrada, com três portas de escape, garante a obtenção de um aquecimento rápido do catalisador no arranque a frio do motor para menor emissão de gases. As portas nº 2 e nº 3 são combinadas na cabeça do cilindro.
Combinando com esse motor, temos o câmbio CVT XTRONIC de oitava geração, que simula oito marchas. Inclui conversor de torque com resposta mais rápida e a função D-Step, que maximiza o torque sem sacrificar o controle e o conforto nas partidas e ultrapassagens. Uma série equipamentos de série reservam a segurança e conforto do modelo.
O powertrain do Novo Nissan Sentra tem quatro programas de modo de condução:
Normal – para melhor equilíbrio entre aceleração e dirigibilidade em qualquer condição
Sport – mantém a marcha mais baixa com rotações mais altas
Manual – para controle do motorista de velocidade e aceleração por seleção de marcha por meio de paddle shifts atrás do volante (controle tipo borboleta)
ECO – ajusta a entrega de energia e a resposta do acelerador para o consumo ser reduzido entre 5% e 10%
Para maior conforto e controle do veículo, o sistema de suspensão tem suporte tipo McPherson com amortecedores de tubo duplo na dianteira e Multi-Link na traseira. O objetivo da engenharia com essa combinação foi oferecer uma sensação de diversão ao dirigir e, claro, conforto e estabilidade.
O ajuste fino da suspensão feito pela engenharia da Nissan do Brasil para atender às preferências do consumidor local faz com o Novo Nissan Sentra seja muito estável em altas velocidades e ajuda a reduzir choques de impacto e vibrações, além de ter baixo nível de ruídos no sistema e fornecer respostas rápidas na cidade e em curvas mais fechadas.
Os pneus foram desenvolvidos para uma resposta linear com maior controle do veículo no uso diário ou em emergências e ter melhor desempenho de aderência.
Além do design marcante e proporções que o diferenciam no seu segmento, o Novo Nissan Sentra destaca-se pelos equipamentos de série inéditos entre os modelos com três volumes. Somente o sedã da Nissan oferece aos brasileiros itens como Visão 360º Inteligente e Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD), Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA), Bancos com Tecnologia Zero Gravity®, Controle Dinâmico de Chassi Integrado, Partida Remota do Motor e sistema premium de som BOSE® com 8 alto-falantes.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.