Novo Renault Kangoo E-Tech: propulsão elétrica de 120 cv

Novo Renault Kangoo E-Tech: propulsão elétrica de 120 cv

Frete Drive: Avaliação do Novo Renault Kangoo E-Tech: propulsão elétrica de 120 cv. Um veículo de carga com toda sustentabilidade engajada. Estamos falando do Renault Kangoo E-Tech, um furgão ideal para distribuição dentro da cidade, 100% elétrico, ou seja, oferece economia de combustível e zero emissão de poluentes na atmosfera.

Simples e objetivo, o furgão elétrico da Renault oferece robustez e funcionalidade para o transporte de cargas, além de um novo design e algumas tecnologias só disponíveis em carros mais luxuosos, como assistente de partida em rampa (HSA) e controles de tração e estabilidade (ESP).

O Kangoo E-Tech 100% elétrico vem equipado com um motor de 90 kW (120 cv) e 25 kgfm (245 Nm) de torque instantâneo, dessa forma fornece uma condução suave e linear. A bateria de íons de lítio de 45 kWh é composta por oito módulos independentes e facilmente reparáveis.

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Dessa forma, o furgão elétrico proporciona autonomia de 210 km, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e autonomia no ciclo urbano de até 329 km e de 300 km no ciclo combinado, de acordo com a norma do INMETRO (SAE J1634).

Outro detalhe da bateria é que possui sistema de refrigeração líquida e resistência elétrica, permitindo a utilização na zona de temperatura adequada, mantendo assim a sua autonomia e reduzindo o tempo de carregamento.

A Renault afirma que as baterias têm garantia de oito anos ou 160.000 km. Durante este intervalo, eles são substituídos gratuitamente se a sua capacidade diminuir para menos de 70% do seu valor nominal (SOC).

Quando anda no modo Eco, que limita a potência e a velocidade máxima do veículo, a autonomia geral é otimizada e pode ser utilizado ao transportar uma carga leve.

Ao dirigir, podemos escolher entre três modos de frenagem regenerativa:

  • Cruzeiro (indicador luminoso B1): modo regenerativo limitado, adequado para condução em rodovias e vias rápidas
  • Drive (B2): modo regenerativo padrão para uso versátil que tem uma sensação de motor à combustão ao pisar no acelerador
  • Freio (B3): modo regenerativo máximo para uso em engarrafamentos e trechos de serra.

As informações relativas ao modo de condução selecionado e gerenciamento de energia elétrica são exibidas em um painel de instrumentos digital colorido de 4,2 polegadas no centro do painel.

A engenharia da marca explica que a frenagem hidráulica convencional do modelo é assistida por um sistema ARB (Adaptive Regenerative Brake System), que maximiza a quantidade de energia recuperada independentemente do regime de frenagem selecionado.

O novo Kangoo E-Tech traz a solução de mobilidade elétrica para empresas que têm objetivos de redução do impacto ambiental, por meio da eletrificação da frota, e chega com a proposta de oferecer uma entrega ágil e 100% elétrica, trazendo praticidade, segurança e baixo custo por quilômetro rodado.

Em relação a capacidade de carga, o Kangoo E-Tech oferece um espaço de carga de 4,3 m³. A sua carga útil máxima é de 800 kg e a capacidade de reboque, de 1.500 kg. A sua porta lateral deslizante extralarga (864 mm) permite a acomodação de grandes objetos e facilidade de carga e descarga em centros urbanos, e seu espaço de armazenamento traz dimensões generosas, de 2,2 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 1.3 metro de altura. A área de carga possui portas traseiras 1/3 – 2/3 que podem abrir de 90° a 180°, facilitando o acesso mesmo que haja pouco espaço atrás do veículo.

Em termos de conforto e conectividade, temos o novo sistema multimídia Renault EASY LINK e tela de 8”, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, podendo ser ativado por voz para acesso à todas as funcionalidades multimídia, navegação e infotainment. O motorista também pode fazer e receber chamadas usando o volante, a tela sensível ao toque ou comandos de voz, e pode ouvir e ditar mensagens de texto.

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De acordo com os dados divulgados pela marca, o custo por quilômetro rodado é de R$ 0,15 e as revisões 45% mais baratas que o modelo similar térmico em um período de 60 mil km.

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