Novo Toyota Corolla: confiança em qualquer versão

Com duas opções de motorização, 1.8 e 2.0 e um tipo de câmbio de última geração, o modelo esbanja no quesito mecânica confiável

Ao dirigir o Novo Toyota Corolla, em qualquer que seja a versão, dá a impressão de que tudo se encaixa bem demais. É o sedã preferido de 9 entre 10 tiozões e não é à toa… e agora então com visual renovado e muito mais bonito, vai agradar os mais jovens também.

Novo Toyota Corolla com motor 2.0 e câmbio CVT
Novo Toyota Corolla com motor 2.0 e câmbio CVT

São novas quatro versões, que trazem o alto padrão da marca, com toques de esportividade no desenho externo e um estilo retrô no interior: duas opções com motor 1.8 L, a GLi manual e automática; e duas versões 2.0, a XEi e a topo de linha Altis, ambas com câmbio automático. Fizemos essa matéria depois de rodas com os modelos 1.8 manual e o 2.0 Xei automático. Cada um com suas características, mas ambos mostraram uma força inegável no conjunto de powertrain, um casamento perfeito entre motor e transmissão.

oficinanews_corolla-18--frente

As versões equipadas com motor 1.8L Flexfuel, utilizam tecnologia Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas- duplo comando de válvulas eletronicamente variável – que rende 144 cv, também a 6.000 giros, com etanol e 139 cv a 6.000 rpm, quando abastecido com gasolina. Seu torque máximo nesta configuração é de 18,4 kgfm (com etanol) e 17,7 kgfm (com gasolina), sempre a 4.200 rpm. Um motor gostoso de rodar e rápido quando precisa, apesar de ser 1.8 litros.

Motor 1.8 do Novo Corolla
Motor Dual VVT-i DOHC 1.8 do Novo Corolla que rende 144 cv no álcool

O 2.0L Flexfuel, por sua vez, também vem com Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, mas rende 154 cv de potência a 5.800 giros quando abastecido com etanol e 143 cv de potência com uso da gasolina, sempre a 5.600 rpm. O torque máximo nesta configuração é de 20,3 kgfm a 4.800 giros (com etanol) e de 19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina). Com estas características, o modelo equipado com este motor é rápido quando o assunto é velocidade e bastante ágil nas retomadas de aceleração.

oficinanews_corolla-motor-sem-tampa
Já o motor 2.0 Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas é capaz de gerar 154 cv de potência

As duas configurações de motor do Novo Corolla são construídas com bloco e cabeçote de alumínio, que segundo a marca, confere a combinação perfeita entre desempenho, durabilidade e facilidade de reparação. Também são equipadas com o sistema de partida a frio, para utilização do etanol em baixas temperaturas. Essa tecnologia dispensa o tanque de combustível auxiliar e, consequentemente, seu reabastecimento periódico com gasolina. No conjunto da Toyota, os bicos injetores são dotados de um sistema que pré-aquece o etanol no momento da partida.

A versão 1.8 l manual que testamos, conta com câmbio de seis velocidades, com bom escalonamento, bastante macio e fácil de engatar as marchas. Um deslizar bastante agradável e que puxa a velocidade com facilidade. Já a transmissão automática Multi-Drive é o grande destaque dos modelos, pois simula sete velocidades no modo Drive e no modo sequencial, por meio de trocas na alavanca de transmissão ou pelas borboletas localizadas atrás do volante.

Os engenheiros da Toyota explicam que a transmissão Multi-Drive deriva da tecnologia CVT e foi adotada para privilegiar desempenho sem abrir mão do conforto e do baixo consumo de combustível. Utiliza um software de gerenciamento, que simula sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive. É um câmbio gostoso de operar e a troca de marchas é imperceptível.

Interior atualizado com toque retrô vem bem diferente do dual cockpit da versão anterior
Interior atualizado com toque retrô vem bem diferente do dual cockpit da versão anterior

Além destas particularidades que fazem toda a diferença, as versões do novo modelo apresentam pacote de equipamentos de conveniência exclusivo, itens de segurança que excedem os encontrados em veículos da mesma categoria, além de amplo espaço interno e design moderno.

O pacote do Novo Corolla XEi, por exemplo, traz ar-condicionado automático digital, o computador de bordo exibe a velocidade instantânea em formato digital, e um novo sistema Multimídia, com tela de 6.1 polegadas, mostra todas as funções do áudio, dispositivo de navegação, câmera de ré, conexões USB para iPod® e similares e dispositivo Bluetooth®.

Para todas as versões do novo Corola, a carroceria também ganhou sustentação mais rígida, por conta da utilização de aços de alta resistência à tensão e aos diversos reforços estruturais implementados; e a relação de direção, que ficou 8% mais direta, bem como o posicionamento do volante, reduzido em dois graus – para um ângulo que privilegia esportividade e conforto. Outro item comum das quatro versões é a calibragem da suspensão (MacPherson no eixo dianteiro e com barra de torção no eixo traseiro), que alcançou o equilíbrio entre conforto e esportividade.

oficinanews_corolla-18-traseira

Focando no design do Novo Corolla, há destaque, na dianteira, para o conjunto de faróis que se une de forma integrada aos para-lamas. O desenho do capô é elevado e possui vincos acentuados no centro e nas laterais. Na parte traseira, as formas da carroceria e da tampa do porta-malas se unem às laterais e às lanternas para criar um visual elegante, e os defletores de luz, posicionados nas partes inferiores da carroceria, proporcionam a sensação de um centro de gravidade mais baixo.

oficinanews_corolla-frente

Com linhas projetadas em um sentido único, a lateral do Novo Corolla mescla de forma mais enfática suas formas côncavas e convexas, sem falar dos retrovisores que integram luz de seta, do desenho dos puxadores das portas e das rodas de 16 polegadas, que são diferentes nas versões XEi e GLi, em relação à linha Altis.

oficinanews_corolla-lateraldiagonal

Dentro do novo Corolla o acabamento também merece destaque, conforme a sua versão. A XEi, por exemplo, traz banco, volante, painel das portas e manopla de câmbio com revestimento padrão couro, na cor cinza. Agrega adorno em prata, que se estende por todo o painel central e está presente no volante. Diferente da versão de entrada GLi, na qual há presença de materiais de acabamento Total Black, nesta, os mesmos detalhes são em padrão fibra de carbono.

A zona de operação da XEi e Altis é equipada com uma grande tela de Multimídia de 6.1 polegadas, que reúne todas as demais informações do carro, incluindo os dados do computador de bordo. Nessas configurações, o controle do ar-condicionado é digital.

Ficha técnica
Motor 1.8L Dual VVT-I 16V DOHC Flex Subtankless
Combustível Etanol/gasolina
Potência (cv) 144 cv (etanol) e 139 cv (gasolina)
Torque 18,4 kgmf / 4.800 rpm (etanol)
17,7 kgmf / 4.400 rpm (gasolina)
Cilindrada 1798 cm3
Diâmetro x curso 80.5 x 88.3
Taxa de compressão 12:01
Transmissão Manual de 6 velocidades
Relação de marchas
1ª – 3.538
2ª – 1.913
3ª – 1.310
4ª – 0.971
5ª – 0.818
6ª – 0.700
Ré – 3.333

Motor 2.0L Dual VVT-I 16V DOHC Flex Subtankless
Combustível Etanol/gasolina
Potência 154 cv (etanol) e 143 cv (gasolina) Torque 20,3 kgm.f / 4.800 rpm (etanol)
19,4 kgm.f / 4.000 rpm (gasolina)
Cilindrada 1996 cm3
Diâmetro x curso 80.5 x 97.6
Taxa de compressão 12:01
Transmissão Multidrive S do tipo CVT sequencial de 7 velocidades com Paddle Shift e Sport Drive Mode
Frente – 2.396 – 0.428
Ré – 1.668

Suspensão
Dianteira McPherson com barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção com barra estabilizadora

Direção Direção eletroassistida progressiva Freios
Dianteiros Discos sólidos de 15” com ABS (anti lock brake system) com EBD (Eletronic brake distribution)
Traseiros Discos ventilados de 15” com ABS (anti lock brake system) com EBD (Eletronic brake distribution)

Read Previous

Novo BMW M4 Cabrio traz adrenalina e liberdade

Read Next

Tempo seco: mais um motivo para cuidar do catalisador