Pneus : O que fazer com pneus danificados
Quantas vezes o motorista chega na sua oficina com avarias nos pneus que ele nem sabe que estava lá. Furos, impactos, cortes rachaduras, saliências e desgaste irregular. São problemas que danificam os pneus do veículo do seu cliente, e ele deve estar de olho por onde anda e evitar situações de risco, para reduzir esses problemas.
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Furos
Os furos podem acontecer por conta de objetos pontiagudos nas ruas ou nas estradas, como parafusos, pregos ou pedaços de vidro, e podem seriamente danificar os pneus dependendo do tamanho do furo. Imediatamente, o pneu pode perder pressão. Nesse caso, procure um especialista para ter o furo consertado. E lembre-se: hoje em dia os pneus são radiais, não tem câmara, e necessitam do serviço apropriado.
Cortes
Esses danos são causados por influências externas, buracos nos pavimentos, objetos pontiagudos, pedras etc. Como evitar? Tomando cuidado sempre, dirigindo em velocidade adequada e de maneira não agressiva. Mais uma vez, se encontrar um corte no pneu, procure um mecânico com urgência.
Impactos
Um impacto pode causar deterioração da carcaça, o que acontece quando o pneu entra em contato com algum obstáculo, como lombadas e calçadas quando o ângulo está errado ou quando existe excesso de velocidade.
Em alguns desses casos, uma protuberância fica visível na parede do pneu, e inclusive com os arames da carcaça a mostra. Ignorar esse dano pode fazer com que o pneu tenha falha de funcionamento no futuro, e venha até a se desintegrar e soltar da banda de rodagem.
Para evitar esse tipo de avaria, é necessário cautela por parte do motorista, é claro que um obstáculo pode aparecer de repente e causar o estrago e até mesmo um acidente, por isso, fique alerta. Se precisar passar por um desses obstáculos, tome o curso de angulo obtuso e na velocidade bem reduzida.
Colisões e recortes na lateral do pneu exigem inspeção mais detalhada para se diagnosticar a causa, pois muitas vezes podem ser recuos que não são prejudiciais, mas precisam de uma observação de um profissional para eu continue rodando sem perigo.
Pressão
Não esqueça de sempre checar a pressão dos pneus, com a calibragem ideal, feira sempre quando os compostos estiverem frios. O ideal é checar a pressão a cada 15 dias, principalmente, em veículos que rodam carregados. Lembre-se que todo veículo tem estepe!!
Limite uso e de carga
Nunca use pneus usados, quando não se sabe a procedência deles. Verifique a profundidade do sulcos dos pneus regularmente e nunca, nunca carregue seu veículo com mais peso do que é especificado, pois isso não danifica somente o pneu, mas todo o conjunto. Fique alerta!
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.