Oficina Legal: Atendendo bem as mulheres. É sabido que hoje em dia, as mulheres estão frequentando espaços que antes aram basicamente masculinos e a oficina mecânica é um desses lugares. Hoje, de uma maneira geral, estes estabelecimentos, pelo menos os de qualidade, já oferecem alguns diferenciais para este público.
Uma boa recepção, banheiros limpos, organização e apresentação do profissional são fatores determinantes para atender todos os clientes, todos eles na verdade, mas quando o cliente é uma mulher, isso faz mais diferença.
O Auto Center Imigrantes, localizado na cidade de Santos/SP, é uma oficina que percebeu esta necessidade há muito tempo e investe neste público tão especial. “A mulher demanda mais atenção para explicar como as coisas funcionam numa oficina mecânica, então, nossas atendentes, que são mulheres, foram treinadas para passar essas informações para as clientes e assim fazer com que se sintam mais seguras”, diz Paulo Alexandre Fernandes, proprietário da oficina, que está completando 20 anos.
A ideia do Auto Center é que a experiência de levar o seu carro no mecânico seja mais agradável para as mulheres, e que elas entendam o que está acontecendo ali com transparência e ética.
As atendentes elaboram o orçamento, fazem compra de peças e são treinadas para isso. E passam tudo o que é feito para o cliente, todos os clientes. “No caso da mulher, essa atitude acaba gerando mais confiança, pois na maioria das vezes elas não entendem de mecânica, e conseguem assim, entender o serviço que vai ser feito no seu carro e porque”, diz Paulinho.
Além de mostrar o que tem que trocar, as meninas do Auto Center explicam o porquê da substituição, o que acontece se o reparo não for feito e, segundo Paulinho isso dá um ótimo retorno. “É muito legal, para se ter uma ideia, 72% do nosso público é feminino. Isso é comprovado por uma pesquisa que fazemos.
Todo cliente que realiza um serviço na oficina responde, num Tablet ou por meio de contato no Whatsapp, a uma pesquisa de satisfação, e daí o empresário consegue tirar muitas respostas para o seu dia a dia e para melhorias na oficina.
Oficina Legal: Atendendo bem as mulheres: Procedimento
Quando o cliente chega, sendo homem ou mulher, o seu carro passa por uma avaliação, um check list completo, para que a equipe entenda qual a condição do veículo. Este serviço que é gratuito dura uma hora, e dali todos os conjuntos do carro são verificados e anotados.
“Assim sabemos o estado do carro e o que tem para fazer. Se ele quiser fazer o serviço em outra oficina não tem problema, eu te oriento a fazer por prioridades, dependendo da gravidade do caso. Geralmente eles fazem o serviço aqui, temos um custo, mas vale a pena. Tenho a compensação da fidelidade do cliente. O atendimento faz toda diferença”, acredita Paulinho.
Segundo o empresário, tudo o que urgente, tudo que é relacionado com a saúde e a integridade do motorista é priorizado na hora do reparo.
Além disso, tudo é fotografado e as fotos são enviadas para o cliente, assim como toda peça que é trocada. “Toda peça que eu troco, eu mostro para o cliente, isso dá mais confiança para o cliente, principalmente para a mulher”.
Ele diz que passa muito tempo explicando sobre o serviço, mas que isso vai criando uma relação de confiança com o cliente. Explicamos que aqui damos o descarte correto nas peças, no óleo, cuidamos do meio ambiente etc.
No mês de março, a Auto Center Imigrantes fez algumas promoções com foco nas mulheres. “Este mês, fizemos algumas ações: lavagem do carro, alinhamento, higienização do ar condicionado, lavagem da evaporadora, mas quero deixar claro que este tipo de ação eu faço sempre, isso atrai o cliente!”.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.