Oficina Legal: Oficina AM Marcelo

Tudo começou em 1967, quando Matteo Petriccione veio da Itália para o Brasil. Sua paixão por carros importados despertou a vontade de abrir uma oficina no bairro da Casa Verde, em São Paulo (SP) e, em uma pequena porta, nascia a auto mecânica. O estabelecimento recebia veículos de amigos e indicações, que fizeram o nome do Matteo Petriccione uma referência em carros importados.

O negócio foi crescendo e aos poucos o empresário conseguiu comprar outros terrenos para dar conta da demanda, até formar uma oficina capaz de armazenar mais de 100 carros.

Poucos anos depois, em 1970 surgiu a oportunidade de se tornar uma oficina credenciada Mercedes-Benz. Hoje, a oficina não é mais exclusiva da marca alemã e recebe veículos de todas as montadoras, além de ter uma grande procura por restauração de carros antigos. A empresa é especializada em atendimento de carros premium e importados, com custo a partir de R$100 mil. Lá, são feitos serviços como funilaria, pintura, elétrica, mecânica, revisão, restauração etc.

Em relação à questão ambiental, toda semana uma cooperativa faz a retirada do descarte de lubrificantes da oficina e encaminha para um ponto de descarte legalizado. A AM Marcelo trabalha com este parceiro há muitos anos. Já as peças, são armazenadas em outro galpão e periodicamente, a Dibpel Gerenciamento de Resíduos é chamada para fazerem a coleta e comprar o lixo reciclável. As baterias são enviadas para os fabricantes, que fazem o descarte de forma correta.

Ao todo são 27 funcionários trabalhando entre administrativo, gerência e operacional. Alguns funcionários têm curso profissionalizante de mecânica no SENAI, Escola do Mecânico entre outras instituições. Os funcionários mais antigos têm mais de 40 anos de casa e fizeram os cursos concedidos pela Mercedes, quando a oficina era credenciada. Todos os colaboradores são incentivados a se atualizar sempre, pois os veículos importados, por exemplo, têm sistemas eletrônicos de última geração.

Depois que a A.M. Marcelo se tornou multimarca, os planos da oficina são de conquistar clientes mais jovens com alto poder aquisitivo, além dos colecionadores e clientes antigos que já conhecem os seus serviços. Segundo a empresa, eles conseguem aliar 50 anos de história, atendimento de alto padrão, restauração de carros raros, junto com a sofisticação que o mercado de luxo pede.

Read Previous

Oficina Legal: Oficina Nipo Brasileiro

Read Next

Fábrica mineira da CNH Industrial recebe o selo WCM Prata