Oficinas mecânicas do futuro já são uma realidade

Oficinas mecânicas do futuro já são uma realidade

Oficinas mecânicas do futuro já são uma realidade. Acompanhe matéria que mostra que as empresas de reparação sérias já estão entre nós.

Texto: Carol Vilanova

Fotos: divulgação

O desenvolvimento de um automóvel é realmente um trabalho de formiguinha, alias, de uma equipe delas. As engenharias das montadoras e dos grandes sistemistas trabalham juntos por anos para projetar um veículo e seus componentes. E depois de três anos quando finalmente ficam prontos, ainda tem mais coisa para evoluir, sempre.

oficinanews_audi
Concessionárias Audi estão entre as mais modernas

É por isso que se investe tanto em carros-conceitos. A cada Salão do Automóvel vemos aqueles modelos futuristas, se exibindo pelos estande, e nos perguntamos quando os veremos nas ruas ou nas oficinas para manutenção e reparo. Bom, muitos dos veículos que estão rodando hoje foram conceitos um dia, e para lidar com ele, é preciso muito conhecimento e informação.

Chevrolet FNR é um conceito elétrico e autônomo apresentado no Salão de Shangai
Chevrolet FNR é um conceito elétrico e autônomo apresentado no Salão de Shangai

A evolução é muito rápida no mercado automobilístico, as tendências do que vêm por aí são aparecem em primeiro lugar nos salões e depois estarão na sua oficina como parte real do seu trabalho diário, simples assim.

VW e-bulli é um conceito movido a eletricidade
VW e-bulli é um conceito movido a eletricidade

Mas aí também mora um perigo real: ter equipamentos e conhecimento para fazer o serviço, principalmente, por conta da grande quantidade de tecnologia embarcada que os novos modelos trazem.

Chevrolet Volt já roda no Brasil, com uso da eletricidade para carregar as baterias
Chevrolet Volt já roda no Brasil, com uso da eletricidade para carregar as baterias

Atualização. Essa é a palavra de ordem do setor da reparação, é assim que teremos armas suficientes para encarar a tecnologia e a evolução automotiva. Já vivemos esse mundo faz algum tempo.

A Audi já conta com concessionárias virtuais na hora de configurar o carro
A Audi já conta com concessionárias virtuais na hora de configurar o carro

Quem não se lembra dos anos 80 quando as oficinas eram marginalizadas, não tinham o pensamento na qualidade, não havia a preocupação com o ambiente de trabalho, muito menos com o meio ambiente. Não havia equipamentos sofisticados para detectar falhas, tudo era feito na base da tentativa e da eliminação. Na base do ouvido e das mãos na graxa, literalmente.

O mecânico fazia um acordo com a loja de varejo e pegava as peças por consignação. Depois de aplicada, se solucionasse o problema, ficava com ela, se não solucionasse, devolvia a peça e tentava outra. Isso se seguia até que o problema do carro fosse corrigido.

O mecânico era habilidoso e amigo do cliente, aprendia tudo o que sabia com alguém mais velho, na prática, no trabalho do dia a dia. Era curioso e perfeccionista, mas não existia internet, nem google parta ajudar.

Sem falar da estrutura da oficina, um ambiente precário, masculino e com aquelas famosas folhinhas de mulheres sensuais pendurada na parede. Muita sujeira, graxa, estopas e materiais espalhados sem organização. Ferramentas convencionais e a “força bruta” como ajudante principal.

Claro que o veículo era diferente, sem muita tecnologia, e a manutenção era quando o carro quebrava, não exista a preocupação de ser fazer a preventiva.

 

Geração 1 do Gol, um sucesso desde o início
Geração 1 do VW Gol, todo mundo sabia mexer

Oficinas do futuro já são uma realidade

Porém a evolução chegou aos anos 90, muito por conta da abertura da importação e da chegada da injeção eletrônica. E como consequência, o carro foi evoluindo e tecnologia embarcada foi sendo adotada.

Motor Ecotec da GM é um dos mais evoluídos da marca em carros de série
Motor Ecotec da GM é um dos mais evoluídos da marca em carros de série

E tudo começou a mudar. Hoje o ambiente de trabalho numa oficina é mais familiar, recebe muitas mulheres. O local é limpo, organizado, pensado para servir bem o cliente e ter qualidade.

Concessionária Imarés da Hyundai

Tudo é pensado desde a recepção dos clientes até a entrega do carro. Hoje temos até os centros de reparação, com suas especificações e modalidades de trabalho mais focados. A preocupação com o meio ambiente, descarte correto e reciclagem se tornou obrigação.

O profissional também evoluiu, ficou mais estudado, se preocupa em obter informação e se atualizar. Foi tipo efeito dominó, o carro evoluiu e está mais tecnológico, se o profissional não acompanhar essa evolução, não consegue efetuar um correto diagnóstico.

O mecânico de confiança hoje é aquele que tem informações técnicas especificas, que cuida do veículo do cliente e se preocupa com qualidade do serviço e sua fidelização.

Centro de treinamento de mecânicos da Bosch
Centro de treinamento de mecânicos da Bosch

Sem falar nas ferramentas específicas e do tanto de equipamentos digitais que foram incorporados, inclusive com tecnologia ajudada pela internet, bluetooth, wi-fi, etc. Aparelhos de alta tecnologia que precisam saber ser operados.

E o futuro está próximo

Com veículos do futuro já entre nós, é claro que as oficinas já estão adaptadas para atendê-los. São modelos com sistemas tecnológicos tão avançados que chegam até a falar. Hoje temos injeção eletrônica direta, piloto automático , assistente de frenagem, veículos híbridos etc.

Chevrolet Volt já foi dirigido por brasileiros
Chevrolet Volt já foi dirigido por brasileiros

As oficinas estão mudando também, algumas marcas já oferecem serviços de reparo em oficinas que são verdadeiras clínicas médicas para carros. Computadores, vídeos, informações a distância, tudo já pode ser usado. Os clientes podem acompanhar o concerto por um monitor de vídeo direto da recepção.

É o futuro do automóvel chegando na sua oficina com a velocidade de um carro de corrida. Acompanhar essa velocidade e pisar fundo depende de cada um de nós, opções de onde busca-la nós temos é só arregaçar as mangas e correr atrás.

Read Previous

Continental explica o desenho dos sulcos dos pneus

Read Next

BMW lança SUV X5 M50i no Brasil com motor de 530 cv