Ônibus Marcopolo movido a hidrogênio roda em São Paulo

Ônibus Marcopolo movido a hidrogênio roda em São Paulo

A Marcopolo informa que três novos ônibus Viale BRS, movidos a hidrogênio, passaram a rodar no transporte urbano da Grande São Paulo, por entre o Corredor ABD, entre São Mateus-Jabaquara (ABD), e no trecho Diadema/Morumbi. Os veículos fazem parte do Projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio.

O veículo tem a mesma capacidade de passageiros que um modelo convencional a diesel, com a vantagem de rodar com energia limpa. Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo, o Brasil é o primeiro país do hemisfério sul a produzir um ônibus movido a hidrogênio.

Segundo a empresa, o ônibus possui tração elétrica híbrida (motor elétrico alimentado por célula de combustível a hidrogênio + baterias), com autonomia de 300 quilômetros. Além disso, dispõe de sistema de recuperação de energia das frenagens.

O processo de propulsão funciona da seguinte forma: o hidrogênio reservado nos tanques é introduzido na célula, onde passa por um processo eletroquímico que produz energia elétrica pela agregação do hidrogênio com o oxigênio do ar, gerando água como subproduto. Essa energia elétrica é armazenada em baterias que alimentam o motor elétrico de tração (similar ao de um trólebus), instalado no eixo traseiro, que gera energia mecânica e movimenta o veículo.

“Hoje a Marcopolo está preparada tecnologicamente para produzir carrocerias para todos os tipos de ônibus movidos a energias alternativas. Já desenvolvemos unidades para veículos elétricos, híbridos, a etanol, a gás e a hidrogênio. O modelo para a cidade de São Paulo se destaca pelo baixo nível de ruído emitido, conforto e pela emissão zero de poluentes”, revela Corso.

Editado por Carol Vilanova

Read Previous

Castrol promove treinamento móvel de capacitação

Read Next

Baterias Heliar é destaque em prêmio de qualidade da Fiat