
Entrevista: Os desafios do setor de retíficas exigem inovação e estratégia. José Arnaldo Laguna, presidente do Conarem, acredita que nos dias de hoje superar as barreiras e acompanhar a evolução do setor automobilístico fazem parte da vida dos profissionais da reparação, tendo a sustentabilidade como diretriz. Em ano de jubileu, muitas ações em prol do retificador serão realizadas pela associação
Revista Oficina News: O Conarem está atuando em prol dos retificadores há 25 anos, qual seria o principal objetivo da associação para continuar sempre desenvolvendo esse trabalho?
José Arnaldo Laguna: O CONAREM, ao longo desse tempo, vem atuando com uma trajetória marcante e repleta de muitas conquistas se tornando uma entidade representativa e reconhecida no aftermarket. Esse trabalho só evolui, o que motiva são as conquistas, dar voz ao setor de retíficas e promover ações voltadas ao desenvolvimento das empresas.
Os desafios do setor exigem inovação e estratégia, e é exatamente essa a proposta de atuação da entidade que se mantém um elo fundamental entre associados, fornecedores e o mercado, criando oportunidades e garantindo que a sua Rede Credenciada esteja sempre um passo à frente.
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RON: Como o CONAREM apoia as empresas do setor em termos de inovação e tecnologia, assuntos de suma importância nos dias de hoje?
Laguna: O CONAREM acompanha a evolução das novas tecnologias que chegam ao mercado, visita as montadoras e está sempre em contato com as novidades, participando dos principais eventos nacionais e internacionais do setor. Também participa do Conselho de Administração do MBCB – Movimento Baixo Carbono Brasil, que visa destacar a importância do uso do etanol para redução consciente das emissões de poluentes.
RON: Na visão do Conarem, quais são os principais desafios enfrentados atualmente pelas retíficas no Brasil?
Laguna: A carência de mão de obra é muito preocupante porque dificulta a renovação dos profissionais em um mercado, onde a idade das pessoas vem aumentando consideravelmente, além de falta de financiamentos adequados ao negócio que dificulta investimentos em equipamentos e melhorias em infraestrutura.
RON: Estamos vivendo o momento da eletrificação, como as novas alternativas de propulsão – motores híbridos e elétricos – impactam o setor de retífica?
Laguna: Como membro do movimento Mobilidade de Baixo Carbono do Brasil – MBCB, acompanho de perto essa questão e enxergo que o Brasil tem características únicas e que o híbrido é o caminho mais viável devido às fontes energéticas que temos, como etanol e biodiesel. Além disso, temos outras questões ligadas à infraestrutura que não são simples de resolver em um país com longas distâncias e muitas diferenças regionais. O Brasil está desenvolvendo um modelo diferente da maioria dos países, com o domínio que temos da tecnologia flex, a capacidade de produção de etanol e o biodiesel determinarão a larga escala da frota circulante, utilizando propulsores a partir do uso de biocombustíveis ao invés do elétrico puro. A FENATRAN de 2024 apresentou os caminhões em todas as versões, incluindo o biogás, esse será, com certeza, o melhor caminho para a descarbonização no Brasil.
RON: Outro assunto muito atual é a questão do cuidado com o meio ambiente por parte das oficinas, como o setor de retífica pode se adaptar às novas exigências de sustentabilidade?
Laguna: As legislações do setor avançam a cada dia e o CONAREM sempre estimulou as boas práticas ambientais nas retíficas de motores. Com as leis cada vez mais rigorosas, que podem gerar, além de pesadas multas, até reclusão do dono da retífica e paralisação da atividade, resolvemos contratar uma consultoria de gestão ambiental, que está disponível, gratuitamente, aos nossos associados.
O CONAREM conta com serviço de gestão ambiental aos associados em parceria com a Judi, assessora de gestão ambiental, que tem 23 anos de experiência no mercado automotivo e oito anos, especificamente, no setor de retíficas e reparação para ajudar as empresas seguirem as exigências das legislações, que vão desde licença ambiental, cadastros nos órgãos ambientais pertinentes à atividade, contratação de empresas homologadas para o descarte de resíduos sólidos contaminados e do OLUC até a conscientização do time para os cuidados destes resíduos contaminados dentro da retífica.
RON: Sabemos da preocupação do Conarem em prover atualização profissional para os trabalhadores do setor, quais os programas de treinamento para esse ano?
Laguna: Criamos o maior programa de capacitação do segmento retificador, em parceria com o Senai, que já possui mais de 65 mil inscritos. Por meio do canal Youtube, levamos informações e conhecimento técnico a milhares de profissionais. Participamos de diversas iniciativas voltadas ao desenvolvimento do mercado, além de importantes parcerias com fabricantes de motores diesel do Brasil, assim como de peças para motores e indústrias de máquinas para retificação.
Também temos a plataforma Vagas Automotivas que permite unir profissionais que desejam trabalhar e as empresas que precisam contratar. Lançamos uma série de e-books técnicos, abordando os temas mais relevantes para o setor.
No canal do Youtube, com os podcasts Motores do Brasil, que já tem mais de 40 episódios, e CONAREM Tech, com dez publicações, foi possível ampliar o alcance e atingir milhares de profissionais. Os dois programas já possuem mais de 240 mil visualizações.
RON: Existe uma parceria com o SENAI, como o profissional ou futuro profissional pode participar? O que se pretende com essa iniciativa?
Laguna: Mantemos o programa de palestras técnicas gratuitas por todo o país em retíficas associadas ao CONAREM, em associações comerciais e em escolas do Senai para aplicadores da área motor em parceria com fabricantes. Este ano estão programados 40 eventos. Como membro do Conselho Setorial Sindical do Senai, posso participar de forma efetiva com contribuições aos novos cursos de acordo com as necessidades do mercado. É um trabalho muito importante e gratificante.
RON: A associação tem alguma atividade preparada para comemorar o seu jubileu neste ano, aproveitando que temos uma Automec?
Laguna: Estamos preparando várias ações para celebrar os 25 anos ao longo do ano. Vamos lançar uma identidade visual exclusiva e uma jornada de comunicação que terá depoimentos que destacam a importância do CONAREM para os seus associados, além de relembrar os sucessos conquistados pela entidade e sua rede de retíficas.
O encerramento das comemorações será com um jantar especial no final do ano para reunir parceiros e celebrar as conquistas.
RON: Em sua opinião, quais oportunidades o setor pode aproveitar para crescer e se fortalecer no mercado?
Laguna: Bem, a frota circulante aumenta, assim como a sua idade média, o que acaba fazendo com que a demanda por serviços cresça também. O nosso compromisso é dar suporte em todas as áreas das retíficas para que estejam preparadas em atender às necessidades do mercado.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.